Cidadãos do Reich em Löcknitz: louco por armas condenado luta por sua liberdade

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um polêmico cidadão do Reich de Pasewalk foi condenado por violações da lei sobre armas e está recorrendo.

Ein umstrittener Reichsbürger aus Pasewalk wurde wegen Waffengesetzverstößen verurteilt und legt Berufung ein.
Um polêmico cidadão do Reich de Pasewalk foi condenado por violações da lei sobre armas e está recorrendo.

Cidadãos do Reich em Löcknitz: louco por armas condenado luta por sua liberdade

Dirk B., um morador de 56 anos de Löcknitz, no distrito de Vorpommern-Greifswald, está novamente nas manchetes. No início de julho de 2025, o polêmico cidadão do Reich foi condenado a uma pena total de três anos e dez meses por diversas violações da lei sobre armas. Esta decisão rigorosa foi tomada pelo Tribunal Distrital de Pasewalk, que o considerou culpado de aquisição não autorizada de armas de guerra, manipulação de substâncias explosivas e ameaça a um oficial de justiça. Apesar de existir um mandado de prisão de um ano e dez meses, que agora foi incluído na nova sentença, Dirk B. está insatisfeito com o veredicto e contratou um novo advogado de defesa para interpor recurso. Ele se recusa a aceitar a jurisdição do tribunal e não compareceu ao julgamento em relação às acusações. Como relata nordkurier.de, buscas em suas propriedades ocorreram há três anos como parte de extensas investigações sobre suspeita de atos de violência que representavam uma ameaça ao Estado.

O caso Dirk B. mostra quão seriamente as autoridades levam a sério os movimentos em torno dos chamados “cidadãos do Reich”. Essas pessoas tornaram-se cada vez mais importantes nos últimos anos e são classificadas como perigosas. Isto ficou particularmente evidente num incidente em que um agente da polícia perdeu a vida. As circunstâncias que rodeiam Dirk B. são preocupantes: ele já estava sob vigilância em 2019 e 2020 e sabe-se que comprou armas desmilitarizadas na Internet. Diz-se que houve 37 compras desse tipo no total, embora apenas duas armas e quase 6.000 cartuchos de munição tenham sido apreendidos durante as buscas.

Riscos da posse de armas

A avaliação das autoridades é clara: as pessoas que simpatizam com a ideologia dos cidadãos do Reich muitas vezes não têm a fiabilidade necessária ao abrigo da lei sobre armas de fogo, como explica [juracademy.de](https://www.juracademy.de/rechtsprachung/article/reichsbuerger-zuverlaessige- Waffenowner). Um exemplo marcante é o caso de outro membro deste movimento, cujo cartão de porte de arma foi revogado devido a comportamento pouco confiável. Isto aconteceu porque o povo do Movimento dos Cidadãos do Reich não reconheceu os fundamentos essenciais da ordem constitucional e se distanciou repetidamente das leis. Neste caso, ficou claro que a revogação do seu cartão de posse de armas de fogo era lícita porque, de acordo com a Secção 45 (2) da Lei das Armas, ocorreram novos factos que resultaram na rejeição do seu pedido.

Os regulamentos legais são claros: qualquer pessoa classificada como não confiável perde o direito de possuir armas. Isto também se aplica à posse de armas não licenciadas, uma vez que também pode ser imposta uma proibição contra pessoas não confiáveis. Isto significa que, como membro deste movimento, Dirk B. não só arriscou a sua liberdade, mas também o seu direito à posse de armas.

Os efeitos

Os incidentes em torno do grupo liderado por Dirk B. não devem ser subestimados. A “Aliança Nacional Löcknitz”, que ele liderou, disponibilizou um grande salão de eventos em um complexo de garagem, que ilustra a presença do Movimento dos Cidadãos do Reich na região. As autoridades também fecharam com sucesso o ponto de encontro da aliança. A ameaça ao oficial de justiça, levantada durante o julgamento, também o levou a expressar receios que afectaram até os seus filhos. Este desenvolvimento ilustra quão fortemente as complicações e ameaças colocadas por tais movimentos podem influenciar a sociedade.

Resta saber se Dirk B. irá realmente prosseguir com o seu recurso e que medidas adicionais os tribunais tomarão neste caso controverso. O que é certo, porém, é que o Movimento dos Cidadãos do Reich e as suas actividades continuarão a ser um tema quente no futuro, colocando à prova a segurança pública.