Voluntários limpam a praia de Warnemünde: o lixo da véspera de Ano Novo alarma a todos!
No dia de Ano Novo de 2026, voluntários em Rostock recolheram 37 kg de lixo na praia de Warnemünde depois que fogos de artifício causaram uma enorme quantidade de lixo.

Voluntários limpam a praia de Warnemünde: o lixo da véspera de Ano Novo alarma a todos!
A manhã de Ano Novo em Warnemünde não foi apenas repleta de clima festivo, mas também de uma imagem que preocupa muitos: a limpeza. No dia 2 de janeiro de 2026, 15 voluntários, além de funcionários do canteiro de obras e da coleta de lixo da cidade, se reuniram para limpar a praia dos restos dos fogos de artifício do Réveillon. A campanha foi organizada pela Rostock Marine Waste Table e pelo Rostock & Warnemünde Tourism Center. Um esforço notável que mostra que a protecção ambiental não é apenas uma manchete, mas também começa em pequena escala.
Em apenas duas horas, foram recolhidos impressionantes 37 quilos de lixo, incluindo bastões de foguetes, pontas de plástico e restos de baterias. No entanto, pouco mais de metade destes resíduos encontravam-se em dunas protegidas, o que sublinha as preocupações de Mila Zarkh, gestora de sustentabilidade da sede do turismo. Sua preocupação? Chamar a atenção para as quantidades alarmantes de resíduos. Este problema está a ser discutido principalmente no âmbito da próxima reunião dos cidadãos de Rostock, na qual será realizada uma votação sobre zonas tranquilas livres de fogos de artifício.
A pressão sobre os políticos está crescendo
O objetivo desta campanha de arrecadação não é apenas um evento pontual. Nardine Stybel, diretora administrativa da associação “EUUC-The Coastal Union Germany”, especifica a exigência de proibição de fogos de artifício na praia. Segundo uma sondagem, 59% da população gostaria de ver o fim do tiroteio privado, o que torna a obrigação para os políticos ainda mais urgente. Tendo em conta o elevado número de lesões e riscos para a saúde, tal como documentado em numerosos relatórios, a pressão sobre os decisores políticos está a aumentar.
- Im Laufe der Silvesternacht 2024/2025 gab es fünf Todesfälle und tausende Verletzungen, die häufig Kinder und Unbeteiligte betrafen.
- Knapp 800 Augenverletzungen wurden gemeldet, 40% davon bei Kindern und Jugendlichen.
- Etwa 8.000 Menschen erleiden jährlich durch Feuerwerkskörper Innenohrschädigungen.
- Feuerwerk hat auch Auswirkungen auf die Luftqualität: An Silvester steigen die Feinstaubwerte vielerorts auf über 1000 µg/m³.
As autoridades responsáveis não podem ignorá-lo. Os fogos de artifício não só causam estilhaços e resíduos, mas também representam um fardo significativo para a nossa saúde e para o meio ambiente. De acordo com a Associação Médica Alemã, os ferimentos causados por fogos de artifício todos os anos acarretam custos enormes para o sistema legal de seguro de saúde. As exigências actuais são, portanto, repensar os regulamentos existentes para a proibição de fogos de artifício e criar directrizes claras e abrangentes.
Um olhar para o futuro
Alternativas aos fogos de artifício da véspera de Ano Novo estão sendo discutidas em todo o mundo. Cidades como Turim, Paris e Bruxelas já utilizam opções livres de poeira, como shows de luz e drones. O DEHUG e muitos cidadãos empenhados apelam a soluções semelhantes neste país. Em última análise, não se trata apenas de segurança, mas também de qualidade de vida nas nossas cidades - especialmente dos mais pequenos e dos nossos companheiros animais.
Em resumo, os esforços dos voluntários em Warnemünde constituem um passo importante na direcção certa. Mas para combater a situação de forma sustentável, é necessária acima de tudo – e urgentemente – uma acção política.