Kassel no topo: a cidade mais feliz da Alemanha em 2025!
Em 2025, Rostock ocupará o último lugar no atlas da felicidade das principais cidades alemãs no que diz respeito à satisfação com a vida. Saber mais.

Kassel no topo: a cidade mais feliz da Alemanha em 2025!
Kassel está no topo da lista das cidades mais felizes da Alemanha. De acordo com o atual atlas de felicidade da Loteria de Classe do Sul da Alemanha (SKL), que realizou uma pesquisa abrangente com 23.468 cidadãos, a população de Kassel obteve impressionantes 7,44 pontos em satisfação com a vida em uma escala de 0 a 10. Este é o segundo ano consecutivo em que Kassel ocupa a primeira posição, como Welt relatórios.
Krefeld segue em segundo e terceiro lugar com 7,39 pontos e Düsseldorf com 7,36 pontos. No entanto, a classificação mudou em relação ao ano passado, já que Erfurt e Aachen caíram do segundo e terceiro lugares para o quinto e sexto lugares. Afinal, Rostock ainda tem a menor satisfação com a vida, com apenas 6,08 pontos, e está 1,36 pontos atrás do sortudo Kassel.
Satisfação com a vida e tamanho da cidade
Um aspecto interessante da pesquisa é a tendência clara de que a satisfação com a vida tende a diminuir nas cidades maiores. A pesquisa mostra que apenas duas das maiores cidades alemãs, nomeadamente Düsseldorf e Hamburgo, estão representadas entre as dez cidades mais felizes. Munique, Frankfurt am Main e Berlim aparecem apenas em 27º, 35º e 37º lugares em termos de satisfação com a vida. SKL enfatiza que cidades como Kassel, que oferecem um ambiente jovem, voltado para os estudantes e muito verde, têm na verdade uma qualidade de vida mais elevada.
A diferença entre satisfação subjetiva com a vida e qualidade de vida objetiva é notável. Karlsruhe ocupa o primeiro lugar em termos de condições externas de vida, mas só alcança o 38º lugar em satisfação subjetiva com a vida. Numa nota positiva, o nível geral de satisfação na Alemanha aumentou em comparação com o ano anterior, o que se deve à inclusão de dados do ano Corona 2021.
As dez cidades mais sortudas
- Kassel – 7,44 Punkte
- Krefeld – 7,39 Punkte
- Düsseldorf – 7,36 Punkte
- Augsburg – 7,33 Punkte
- Aachen – 7,33 Punkte
- Münster – 7,24 Punkte
- Hamburg – 7,21 Punkte
- Erfurt – 7,27 Punkte
- Mönchengladbach – 7,22 Punkte
- Duisburg – 7,20 Punkte
Como Zeit explica ainda, a pesquisa mostra que às cidades menores são frequentemente atribuídas vantagens inesperadas, como atividades de lazer atraentes e estruturas menores e adequadas para famílias. São estas condições que fazem com que as pessoas se sintam verdadeiramente felizes na sua cidade, mesmo quando os dados objetivos dizem o contrário.
Globalmente, pode dizer-se que a satisfação com a vida continua a ser uma medida indispensável da atratividade das cidades. Kassel obviamente mostrou uma boa mão no que diz respeito à qualidade de vida, o que a torna um lugar interessante para se viver a longo prazo.