Rostock em transição: nova exposição mostra 40 anos de história da RDA!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 7 de setembro de 2025, a exposição “40 anos de formação” é inaugurada no Museu de História Cultural de Rostock sobre a história da RDA da cidade.

Am 7. September 2025 eröffnet die Ausstellung „40 prägende Jahre“ im Kulturhistorischen Museum Rostock zur DDR-Geschichte der Stadt.
Em 7 de setembro de 2025, a exposição “40 anos de formação” é inaugurada no Museu de História Cultural de Rostock sobre a história da RDA da cidade.

Rostock em transição: nova exposição mostra 40 anos de história da RDA!

Rostock tem algo pelo que esperar: no dia 7 de setembro, será inaugurada no Museu de História Cultural a exposição "40 anos de formação. Capital distrital Rostock", que lançará luz sobre a história da cidade desde 1945 até a Revolução Pacífica. De novo Correio do Norte informou, a mostra ficará aberta aos interessados ​​até 4 de janeiro de 2026.

O que os visitantes podem esperar? A exposição é dedicada à emocionante transformação de Rostock, de uma cidade bombardeada a um vibrante centro industrial e comercial na RDA. Um tema central é a reconstrução, que começou imediatamente após a guerra sob controlo soviético. Rostock tornou-se capital do distrito em 1952 e tornou-se a capital da construção naval, da educação e do desporto.

Desafios sociais e desenvolvimento

Durante esse período, vários novos conjuntos habitacionais foram construídos, proporcionando moradia para centenas de milhares de pessoas. No entanto, esta mudança também trouxe desafios. Longas viagens e anonimato tornaram-se parte da vida cotidiana de muitos residentes de Rostock. Estas contradições entre progresso e tensões sociais são abordadas de forma impressionante na exposição.

Outra preocupação central da exposição é o exame dos temas da repressão e do conformismo, muito difundidos na RDA. Ao mesmo tempo, ilumina-se a tensão entre o controle estatal e as esperanças individuais, bem como a convivência à sombra do ideal socialista e da vida cotidiana.

Programa de apoio e visitas guiadas

Além da exposição, o museu oferece um extenso programa de acompanhamento. Os passeios são oferecidos às quintas-feiras, às 17h. e domingos às 11h00, entre outros. Um curso de formação complementar para professores acontecerá no dia 13 de outubro, a partir das 16h. às 18h00, o que é particularmente adequado para fins pedagógicos. As inscrições são possíveis através do portal IQ-MV, e as escolas têm a oportunidade de agendar visitas guiadas ou workshops mediante solicitação, entrando em contato com Helena.Ruff@Rostock.de.

Dr. Steffen Stuth, diretor do museu, enfatiza a importância de um museu urbano também lidar com os desafios e a história do século XX. Esta exposição é uma viagem no tempo que torna compreensíveis as lutas e as esperanças do povo de Rostock ao longo de mais de quatro décadas. Aproveite e descubra mais sobre a história multifacetada desta cidade!