Escândalo no Mar Báltico: Parada da balsa Berlim” – 500 viajantes afetados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um defeito mecânico parou o ferry híbrido “Berlim” na rota Rostock-Gedser e os passageiros enfrentaram longos tempos de espera.

Ein mechanischer Defekt stoppte die Hybridfähre „Berlin“ auf der Route Rostock-Gedser, Passagiere erlebten lange Wartezeiten.
Um defeito mecânico parou o ferry híbrido “Berlim” na rota Rostock-Gedser e os passageiros enfrentaram longos tempos de espera.

Escândalo no Mar Báltico: Parada da balsa Berlim” – 500 viajantes afetados!

Um incidente incomum causou hoje agitação no Mar Báltico, quando o ferry híbrido “Berlim” teve de ser paralisado na sua rota de Rostock para Gedser devido a um defeito mecânico. O capitão Jörg Ellner afirmou que a Dinamarca estava a apenas 20 metros de distância, mas o ferry teve de fazer meia-volta, dando aos cerca de 500 passageiros um regresso inesperado a Rostock e resultando num atraso de sete horas. Muitos dos viajantes reagiram à situação de maneiras diferentes. Enquanto alguns encararam o transtorno como uma aventura, outros ficaram mais desesperados, como relatou a passageira Regina Jahr.

A situação era particularmente tensa no convés dos carros, onde muitos passageiros permaneceram trancados no carro por mais de uma hora sem receber qualquer informação completa. A tripulação da balsa tentou se comunicar de carro para carro, dirigindo-se pessoalmente, pois nem todos os anúncios em alto-falantes foram recebidos em todos os lugares. O problema era um pino de travamento com defeito na viseira da proa, que, apesar de todos os esforços, não pôde ser remediado a princípio.

Reações e cuidados dos passageiros

A segurança dos passageiros nunca esteve em risco, enfatizou a porta-voz do Scandlines, Anette Ustrup Svendsen. Enquanto esperavam, os passageiros receberam alimentos e bebidas. Tais incidentes não são comuns no Mar Báltico, especialmente para um navio como o “Berlim” que opera nesta rota, já que Rostock e Gedser são as únicas docas adequadas.

Normalmente, descarregar uma balsa leva apenas seis minutos. Porém, devido ao incidente, caminhões e carros tiveram que virar de ré para fora do tabuleiro ou no convés, o que demorou mais. Após este incidente, não sobrou espaço no ferry totalmente ocupado “Copenhaga”, que foi utilizado como veículo de substituição. No entanto, a tripulação conseguiu controlar rapidamente a situação, nomeando uma empresa especializada para Rostock, o que acabou por não ser necessário. O problema foi finalmente resolvido por volta das 21h.

Exercícios de segurança e operações de balsa

O ferry "Berlim" não esteve apenas envolvido neste incidente, mas também num exercício policial anterior, realizado em 19 de fevereiro de 2025. Este exercício, que ocorreu entre as 13h30 e as 13h30. Às 15h30 e às 15h30, envolveu o uso de dois barcos infláveis ​​​​que circularam pela balsa enquanto um anúncio em alto-falante informava os passageiros sobre a situação. As pessoas ouviam a bordo e os espectadores observavam a ação ansiosamente da amurada. De acordo com um porta-voz do Departamento de Polícia Criminal do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o exercício fez parte do treinamento marítimo de uma equipe de operações especiais na qual a Scandlines esteve envolvida como parceira.

O Mar Báltico é servido por mais de 100 linhas de ferry e ro-ro, tendo o tráfego de passageiros diminuído nos últimos anos devido à concorrência das companhias aéreas de baixo custo e à perda de vendas isentas de impostos. No entanto, as viagens de ferry continuam a ser um meio de transporte popular e transportam mais de 100 milhões de passageiros internacionais todos os anos. A oferta de serviços vai desde simples travessias até mini-cruzeiros, o que sublinha a atratividade das linhas de ferry. Um horário fixo é particularmente desejável em rotas muito frequentadas, a fim de melhor atender às necessidades dos passageiros.

A experiência actual com “Berlim” mostra mais uma vez quão essenciais são estas ligações de ferry para a mobilidade na região do Mar Báltico. Apesar das dificuldades e do atraso, os passageiros finalmente chegaram ao seu destino com segurança e podem relembrar uma história emocionante.

Para mais detalhes e informações sobre o incidente e as operações da balsa, recomendamos dar uma olhada no relatório de Moin.de, NDR e forschungsinformationsysteme.de para jogar.