Crescimento em Scandlines: rota Rostock-Gedser atrai números recordes!
A Scandlines registará um crescimento na popular rota Rostock-Gedser em 2025 e conta com tecnologias de ferry sustentáveis.

Crescimento em Scandlines: rota Rostock-Gedser atrai números recordes!
Férias de verão à vista! A empresa de ferry Scandlines está otimista em relação à alta temporada de 2025. Cada vez mais viajantes aproveitam a oportunidade de cruzar o Mar Báltico na popular ligação entre Rostock e Gedser. Como relata der-warnemuender.de, a empresa registrou um aumento nas viagens de carro no primeiro semestre de 2025 4,4 por cento, enquanto o frete também aumentou 1 por cento e o número de passageiros 2 por cento em comparação com o ano anterior.
Em 2024, mais de 2,7 milhões de pessoas viajaram com Scandlines. Estes números sublinham que a ligação por ferry entre Rostock e Gedser é de grande importância não só para o tráfego de lazer, mas também para o transporte de mercadorias. A Scandlines segue consistentemente uma estratégia de sustentabilidade: as operações de ferry isentas de emissões deverão ser implementadas até 2040. Um passo notável nesta direção é o comissionamento planeado do primeiro ferry de carga elétrico a bateria na Vogelfluglinie em 2025.
Tecnologias inovadoras no Mar Báltico
A transportadora já deu um passo importante em direção ao futuro. A Scandlines utiliza acionamentos híbridos desde 2013 e reconheceu as vantagens das velas rotativas. Essas balsas mais modernas, como Copenhague e Berlim, são equipadas com cilindros giratórios que usam o efeito Magnus para impulsionar os navios para frente usando o vento. Isto reduz as emissões de CO2 dos ferries híbridos em uma média de quatro por cento. De acordo com scandlines.de, as condições na rota Rostock-Gedser são particularmente favoráveis para o uso desta tecnologia, pois é quase perpendicular às direções predominantes do vento.
Um detalhe particularmente impressionante: o cilindro giratório das velas do rotor tem cerca de 30 metros de altura. Esta tecnologia eólica marítima, desenvolvida pela empresa finlandesa Norsepower, já deu provas em condições comerciais e contribui significativamente para a eficiência energética.
Scandlines e o compromisso com a sustentabilidade
A Scandlines não se estabeleceu apenas como prestadora de serviços de transporte, mas também como pioneira na conscientização ambiental. A empresa é parceira oficial qualificada da TourCert desde maio de 2025 e promove ativamente o turismo sustentável na região de Rostock. Um modelo controlado remotamente da balsa híbrida “Berlin” está em exibição no Museu Marítimo de Rostock, que simboliza a força inovadora da Scandlines.
A indústria naval enfrenta um ponto de viragem: a tendência está claramente a avançar para os motores eléctricos. Na Alemanha, por exemplo, os projectos que dependem de motores ecológicos estão em franca expansão. Por exemplo, o ferry Mondorf Rhine, perto de Bona, mudou recentemente para motores eléctricos que funcionam com electricidade renovável. Estes desenvolvimentos mostram que o transporte marítimo pode dar um contributo importante para a redução das emissões de CO2. De acordo com as previsões, as emissões de CO2 na indústria marítima poderão ser reduzidas em até 30% até 2030 dw.com.
Como prova a Scandlines, o futuro do transporte marítimo reside na combinação de tecnologia de ponta e pensamento sustentável. Com o vento favorável que os números actuais trazem, os planos para operações de ferry isentas de emissões poderiam ser implementados rapidamente, para que todos os viajantes possam também esperar uma travessia verde no Mar Báltico no futuro.