Alunos de Rostock: Novas refeições escolares chegarão em breve na Renânia-Palatinado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Rostock começará a oferecer novas refeições escolares da Renânia-Palatinado a partir de setembro de 2025: refeições congeladas para mais de 16.000 alunos.

Rostock startet ab September 2025 mit neuer Schulverpflegung aus Rheinland-Pfalz: Tiefkühlgerichte für über 16.000 Schüler.
Rostock começará a oferecer novas refeições escolares da Renânia-Palatinado a partir de setembro de 2025: refeições congeladas para mais de 16.000 alunos.

Alunos de Rostock: Novas refeições escolares chegarão em breve na Renânia-Palatinado!

Uma mudança é iminente: Rostock inicia o novo ano letivo em setembro com uma mudança séria no abastecimento alimentar. Há cinco anos, a cidade decidiu preparar o almoço para mais de 16 mil alunos das escolas municipais em sua própria cozinha comercial. Mas a implantação demora muito porque a cozinha comercial ainda não está concluída. Este atraso tem consequências que afectam principalmente os estudantes e a empresa “Mittagsmätrosen”. Para garantir o fornecimento contínuo, a cidade foi forçada a realizar uma licitação em toda a Europa, como relata a NDR.

A encomenda foi conquistada por uma empresa da Renânia-Palatinado, que passará a fornecer os alimentos congelados para as escolas. O preço também é um problema: do preço anterior de 4,76 euros por refeição, os custos sobem agora para 5,41 euros. O senador da Educação Steffen Bockhahn informa que mesmo que a entrega fosse feita na cozinha de Rostock, teria sido necessário um aumento de custos. O novo regulamento deixa claro que o apoio aos estudantes não pode ser ignorado nos aspectos financeiros.

Detalhes sobre a licitação

A empresa “Mittagsmatrosen GmbH”, que é uma instituição pública sob a supervisão de uma autoridade regional, foi adjudicatária do contrato para a entrega. O pedido inclui o fornecimento de componentes de alimentação para escolas em Rostock, e um total de 3.600 a 4.500 refeições por dia deverão ser entregues aqui entre 15 de junho de 2025 e 31 de agosto de 2026. A distribuição é projetada para que 60% das refeições sejam destinadas ao nível primário e 40% sejam fornecidas ao nível secundário.

Para garantir a qualidade da entrega, vários critérios de adequação e evidências, como [ausschreiben-deutschland.de](https://ausschreiben-deutschland.de/2306168_Deutschland__Zu Preparete_Mahlzeiten__Die_Mittagsmatrosen_GmbH_ Lieferung_von_2025_Rostock), deve ser especificado. Isto inclui, entre outras coisas, um volume de negócios anual mínimo de dois milhões de euros nos últimos três anos, bem como referências para serviços comparáveis. Os critérios de premiação também enfatizam a importância das amostras e dos ingredientes orgânicos.

Os desafios da alimentação escolar

As refeições escolares na Alemanha enfrentam, portanto, uma série de desafios. As medidas planeadas não devem ser apenas económicas, mas também qualitativas e sustentáveis. A Academia de Ensino de Hessen enfatiza que os concursos são geralmente complexos e exigem uma descrição detalhada dos serviços. A cooperação prática entre as escolas e a nova unidade de abastecimento desempenha aqui um papel crucial.

O caminho para refeições escolares bem planeadas é longo, mas Rostock está agora a levá-lo um pouco mais longe: com ênfase na qualidade, no sabor e no cumprimento dos padrões ecológicos, os próximos anos letivos deverão produzir não apenas alunos bem alimentados, mas também mais felizes.