França vence o SailGP em Sassnitz – Alemanha em 5º lugar!
A França vence a final do SailGP em Sassnitz 2025. A Alemanha fica em 5º lugar, Vettel inspira os espectadores com seu comprometimento.

França vence o SailGP em Sassnitz – Alemanha em 5º lugar!
Em 17 de agosto de 2025, Sassnitz, em Rügen, assistiu a um espetáculo esportivo de primeira classe quando SailGP convidado. Esta série internacional de corridas de vela, fundada em 2018 por Larry Ellison e Russell Coutts, reuniu 12 equipes de todo o mundo para competir em catamarãs de foiling F50. Na emocionante final, a seleção francesa venceu fortes concorrentes da Austrália e da Grã-Bretanha.
Os alemães, que competiram com o ex-campeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel no comando do catamarã de corrida, por pouco não conseguiram chegar à final e acabaram conquistando o 5º lugar. Mesmo assim, Vettel causou entusiasmo entre os 13.000 espectadores e foi definitivamente um progresso depois de a equipe ter ficado em penúltimo lugar na classificação antes desta temporada. Um pequeno raio de esperança para os fãs: a Alemanha venceu a primeira corrida no sábado.
Vitorioso apesar da adversidade
O sucesso da França foi ainda mais impressionante porque conseguiu a vitória apesar de ter quebrado o leme durante o treino. No SailGP Desde a primeira temporada em 2019, vários Grandes Prêmios foram realizados em todo o mundo. O campeonato já se consolidou como um evento de alto nível e na atual temporada a seleção espanhola comandada por Diego Botín é a atual campeã.
O SailGP não foi projetado apenas para desempenho, mas também para sustentabilidade. A SailGP Impact League promove a inclusão e a consciência ambiental nas equipes. Sebastian Vettel está dando bom exemplo e leiloando um capacete para um projeto de inclusão na vela, o que mostra que o comprometimento vai além do puramente esportivo.
Um longo suspiro para Sassnitz
A expectativa para os próximos anos é grande, pois o SailGP fará novamente escala em Sassnitz em 2026 e 2027. Os organizadores anunciaram um compromisso de longo prazo com corridas na Alemanha, o que também deverá fortalecer economicamente as cidades-sede. Sassnitz já teve o primeiro dia lotado na estreia do Grande Prêmio de Vela da Alemanha e, com novo recorde de velocidade de 103,93 km/h, o evento foi um dos destaques da história esportiva local Sail-world.com enfatizou.
Para o SailGP, não são apenas as competições desportivas que são importantes, mas também as oportunidades de ganhar e acumular pontos, culminando num match race final onde o vencedor recebe um colossal $1 milhão. O formato com cinco corridas por evento torna os eventos emocionantes e atrativos tanto para espectadores quanto para participantes.
É claro que o SailGP continuará a ter um lugar permanente no cenário internacional da vela e deverá mais uma vez alimentar os eventos em Sassnitz. Resta saber como será o desempenho da seleção alemã antes da próxima aparição em casa e se conseguirá subir ao pódio!