Schwerin luta contra a violência: novos conceitos de prevenção para escolas!
Schwerin está introduzindo novos conceitos de proteção contra a violência nas escolas para melhorar a prevenção da violência. As medidas começam em 2025.

Schwerin luta contra a violência: novos conceitos de prevenção para escolas!
Uma nova resolução para prevenir a violência nas escolas está a ser aprovada em Schwerin. Infelizmente, os relatos de brigas e ataques estão aumentando em muitas instituições de ensino. Para contrariar esta situação, várias facções do conselho municipal sugeriram a introdução de conceitos individuais de protecção contra a violência nas escolas. O objectivo é claro: o apoio às escolas na prevenção da violência deve ser enormemente melhorado. Como NDR relatórios, será criada uma mesa redonda na qual serão desenvolvidas medidas de apoio concretas.
Dado o aumento da violência entre estudantes, esta medida está atrasada. Quase todos os professores na Alemanha observam violência entre os alunos. De acordo com as estatísticas de criminalidade policial, também aumentou o número de crianças e jovens suspeitos de cometer crimes, especialmente em casos de furtos e lesões físicas. Além disso, mais de 12% dos jovens de 15 anos no último estudo PISA afirmaram ter sido vítimas de bullying várias vezes por mês. Estas condições são alarmantes e deixam claro que é necessário agir.
Iniciativas de prevenção da violência
A Conferência dos Ministros da Educação e dos Assuntos Culturais já tratou da prevenção da violência em diversas reuniões, mais recentemente em 2002. As iniciativas para controlar os meios de comunicação que glorificam a violência e uma gama diversificada de materiais e projectos desempenham um papel crucial. Desde materiais didáticos gratuitos sobre prevenção da violência até oficinas para psicólogos escolares – a variedade é ampla Servidor educacional informado.
Particularmente dignos de nota são programas como “STAY COOL sem violência!” da Cruz Vermelha Juvenil, que promove a interação não violenta entre si. Projetos de mediação de disputas também estão sendo cada vez mais iniciados em sala de aula, a fim de transmitir valores democráticos e tolerância aos alunos. O projeto “Cinema Contra a Violência” apoia os cinemas na abordagem dos problemas sociais nos seus programas.
A violência como um problema cotidiano
A discussão sobre a violência nas escolas está presente há algum tempo. Alto Estatista Cerca de 17% das crianças e jovens não se sentem seguros na escola. Os professores de escolas socialmente desfavorecidas relatam níveis mais elevados de violência e o cyberbullying é um fenómeno crescente. Os pais estão preocupados e apelam cada vez mais à formação anti-violência nas escolas.
Tendo em conta estes desafios, as autoridades municipais desenvolveram um plano que não só reduziria o número de incidentes, mas também criaria um clima escolar seguro e respeitoso. Muitos esperam que a mesa redonda possa ser a chave para uma melhor compreensão e maior segurança para todos os envolvidos nas escolas de Schwerin.
No geral, pode-se dizer: Há muito trabalho pela frente da cidade e das suas escolas, mas com as medidas certas, mudanças positivas poderão em breve estar à vista.