A escola primária Nordlichter de Schwerin junta-se à rede contra o racismo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Schwerin recebe o novo certificado da rede “Escola sem Racismo”, apresentado pelo Ministro Alabali-Radovan pelo compromisso da sociedade civil.

Schwerin erlangt neues Netzwerk-Zertifikat "Schule ohne Rassismus", überreicht von Ministerin Alabali-Radovan für zivilgesellschaftliches Engagement.
Schwerin recebe o novo certificado da rede “Escola sem Racismo”, apresentado pelo Ministro Alabali-Radovan pelo compromisso da sociedade civil.

A escola primária Nordlichter de Schwerin junta-se à rede contra o racismo!

A escola primária Nordlichter em Schwerin deu agora um passo significativo em direção ao cosmopolitismo e à tolerância. Agora foi incluída na rede “Escola sem Racismo – Escola com Coragem”. Isto foi anunciado cerimoniosamente em 18 de julho de 2025, quando Reem Alabali-Radovan, membro do Bundestag e Ministro Federal do Desenvolvimento (SPD), apresentou o certificado oficial e o escudo. Isto torna a escola primária de Nordlichter parte de uma rede fascinante que inclui quase 5.000 escolas em toda a Alemanha.

Um total de 67 escolas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental fazem parte desta rede. O objetivo do projeto é tomar uma posição ativa contra o racismo, a discriminação, o bullying e a violência. Os alunos da Nordlichter Elementary School já têm planos para diversos projetos e eventos para se envolverem ativamente no seu ambiente. Outras escolas da região que também fazem parte da rede podem ser encontradas, por exemplo, em Schwerin, Grabow, Grevesmühlen, Wismar e na ilha de Poel. Esta comunidade mostra que o compromisso com uma cultura escolar não discriminatória é muito importante aqui.

Uma rede forte para a mudança

O programa “Escola sem Racismo – Escola com Coragem” foi lançado em 30 de novembro de 1994 e visa moldar ativamente o clima escolar através da comunidade escolar. Desta forma, alunos, professores e técnicos trabalham juntos para promover uma cooperação respeitosa. O título não é um prêmio, mas sim um compromisso. Isto significa que pelo menos 70% de toda a comunidade escolar deve comprometer-se a combater ativamente a discriminação, a resolver conflitos e a realizar projetos.

Desde a primavera de 2014, a coordenação federal do programa tem criado uma coordenação regional nos estados federais para apoiar as escolas no seu importante trabalho. É particularmente notável em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental que a coordenação regional é muito activa aqui. Este compromisso também é apoiado pelo Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens no âmbito do programa “Democracia Viva!” programa. promovido.

Um olhar para o futuro

A escola primária Nordlichter em Schwerin não só dá um exemplo ao mundo exterior, mas também envia um sinal forte à comunidade escolar. Os projetos que os alunos estão a planear terão certamente um impacto positivo no ambiente escolar e reforçarão a coesão e a aceitação. Unindo forças, muito pode ser alcançado nas escolas. Com isso em mente, tudo o que podemos dizer é: algo está acontecendo!

Para mais informações, os interessados podem visitar a rede em schulen-ohne-rassismus.org e as iniciativas de servidores educacionais em bildungsserver.de.