Campanha de arrecadação de fundos para cemitério alemão na Polônia começa em Schwerin!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Joachim Wulff iniciará uma campanha de arrecadação de fundos para a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra em 28 de outubro de 2025 em Schwerin.

Joachim Wulff startet am 28. Oktober 2025 in Schwerin eine Spendenaktion für den Volksbund Deutsche Kriegsgräberfürsorge.
Joachim Wulff iniciará uma campanha de arrecadação de fundos para a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra em 28 de outubro de 2025 em Schwerin.

Campanha de arrecadação de fundos para cemitério alemão na Polônia começa em Schwerin!

Um assunto que preocupa muitos: a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra iniciou a coleta de casas e ruas deste ano em 28 de outubro em Schwerin. Joachim Wulff, um apoiador comprometido da organização, fez uma doação generosa e enfatizou a importância desta coleção. Wulff tem uma ligação pessoal com o assunto, já que seu tio se perdeu em Stalingrado durante a Segunda Guerra Mundial. São essas conexões emocionais que motivam as pessoas a se envolverem na boa causa, e isso também foi enfatizado pelo presidente estadual da Volksbund, Lorenz Caffier, ao dar as boas-vindas aos participantes no evento de abertura.

Nas próximas semanas, cerca de 500 militares e numerosos voluntários de diversas organizações, incluindo a associação de reservistas, os bombeiros voluntários e muitas escolas, irão pedir donativos nas zonas pedonais, nas portas de entrada e durante os eventos. Esses ajudantes estão equipados com cartões de identificação especiais para confirmar sua identidade. Mesmo em tempos de conflito global, como acontece atualmente na Ucrânia e no Médio Oriente, é importante defender a paz e a liberdade. O primeiro-ministro da Renânia do Norte-Vestefália, Hendrik Wüst, que assumiu o patrocínio das acções da Volksbund na Renânia do Norte-Vestefália, sublinha precisamente esta necessidade.

Apoio a um cemitério especial

As receitas líquidas da recolha deste ano destinam-se ao cemitério Stare Czarnowo ou Neumark, na Polónia. Em junho deste ano, 224 mortos de guerra na Segunda Guerra Mundial foram enterrados lá, e outros enterros de mortos de guerra alemães estão planejados para o próximo ano. Um total de mais de 25.000 mortos na guerra estão enterrados no cemitério. Isto mostra a importância do trabalho da Volksbund, que cuida de mais de 2,8 milhões de sepulturas em mais de 800 cemitérios em 46 países europeus e do Norte de África.

No ano passado, o Volksbund em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental conseguiu arrecadar mais de 47.000 euros com estas coleções. É uma quantia impressionante e mostra que as pessoas estão dispostas a doar em memória daqueles que morreram. A coleta domiciliar e de rua vai até o dia 23 de novembro, o que dá aos catadores a oportunidade de abordar a importância da paz e manter viva a memória das vítimas da guerra neste período.

O trabalho da Volksbund

A Comissão Alemã de Túmulos de Guerra não é apenas um local de luto e lembrança, mas também uma plataforma que promove ativamente a paz. Através de numerosos projetos internacionais para jovens e escolas, ele promove a compreensão entre jovens e idosos através das fronteiras. Todos os anos, cerca de 20.000 pessoas visitam os quatro centros educacionais da Volksbund. Numa altura em que a amizade e a coesão se tornam cada vez mais importantes, o empenho dos jovens é inestimável.

Para quem quiser saber mais sobre o trabalho do Volksbund, existem mais de cinco milhões de entradas disponíveis no banco de dados “Grave Search Online”. Esta plataforma de pesquisa interativa permite que os interessados ​​aprendam mais sobre a história dos soldados mortos. Há também esforços contínuos para procurar mortos alemães desaparecidos na Segunda Guerra Mundial na Europa Oriental, com cerca de 10.000 novos túmulos identificados a cada ano.

O Volksbund é uma parte viva da nossa cultura da memória e está empenhado em não esquecer o passado e, ao mesmo tempo, trabalhar na ideia de coexistência pacífica. O milionésimo morto de guerra alemão recuperado será enterrado em Kaunas, Lituânia, em setembro de 2024 – outro sinal do trabalho incansável realizado pela Volksbund. Resta esperar que a recolha deste ano também seja um sucesso total e que muitas pessoas aproveitem a oportunidade para dar um exemplo de paz e memória.