Castelo de Schwerin: edifício mais popular em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebra o Castelo de Schwerin como Património Mundial da UNESCO e a sua colocação entre os mais belos castelos da Europa.

Castelo de Schwerin: edifício mais popular em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental!
O Castelo de Schwerin, uma verdadeira joia entre os edifícios residenciais europeus, não só encanta pela beleza da sua arquitetura, mas também conquistou um lugar respeitável no coração das pessoas. É por isso que o castelo está classificado em 27º lugar entre os mais belos castelos e palácios da Europa no último ranking da TUI. Isto também significa que garantiu o terceiro lugar mais alto da Alemanha, superado apenas pelo Castelo de Neuschwanstein e pelo Castelo de Heidelberg. Esta classificação baseia-se em mais de 20.000 edifícios analisados, sendo as classificações do Google e as análises das redes sociais os critérios decisivos.
O Castelo de Schwerin possui uma classificação média impressionante do Google de 4,7 em 31.362 avaliações. Quatro em cada cinco usuários estão dispostos a dar pontos completos ao bloqueio. Isto é notável, mesmo que ainda existam alguns castelos, como o Castelo de Burghausen ou o Castelo de Muskau, que têm menos classificações gerais, mas estão no topo quando se trata de classificações superiores.
Património Mundial da UNESCO: mais um motivo para celebrar
Há alguns meses, o Castelo de Schwerin também foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, prêmio anunciado em 30 de julho de 2024 em Nova Delhi. Agora faz parte de um grupo seleto que inclui também as cidades antigas de Stralsund e Wismar, bem como as florestas de faias do Parque Nacional Müritz e do Parque Nacional Jasmund em Rügen. Segundo Joachim Brenncke, presidente da Associação do Património Mundial de Schwerin, esta decisão tem um efeito extremamente positivo na cidade e pode aumentar o turismo de forma sustentável.
Mas a UNESCO não é apenas um título nobre. A organização, que tem servido a paz e a cooperação internacional na educação, arte, ciência e cultura desde 1945, também garante ativamente a preservação destes sítios do património mundial. A lista de 1.200 locais alemães da UNESCO inclui algumas das atrações mais famosas, incluindo as catedrais de Aachen e Colônia e a Ilha dos Museus de Berlim.
Um festival cultural para os cidadãos
Para celebrar devidamente o prémio, a Primeira-Ministra Manuela Schwesig e o Presidente da Câmara Rico Badenschier convidam as pessoas para o Grande Festival dos Cidadãos em Schwerin, de 2 a 4 de outubro de 2025. O lema destas celebrações é “Navegar Unidos” e a expectativa é grande. O conhecido cantor Roland Kaiser se apresentará no dia 3 de outubro, o que é um destaque para muitos visitantes.
O que é particularmente emocionante é que o Castelo de Schwerin é a sede do parlamento estadual de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental desde 1990 e é baseado num complexo histórico de castelos eslavos de 965. Com os seus impressionantes 35 outros edifícios e instalações históricas em Schwerin, a cidade não só tem uma rica história para oferecer, mas também uma variedade de oportunidades para os interessados em cultura.
Com atualmente cerca de 97 mil habitantes, Schwerin é a menor capital do estado alemão, que certamente estará no radar de muitos turistas com o prêmio recém-conquistado e as comemorações que se aproximam.