Stralsund investe 800.000 euros: escolas brilham nas férias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Stralsund está investindo 800.000 euros em reformas escolares durante as férias de verão de 2025. Os alunos se beneficiarão com as modernizações.

Stralsund investiert 800.000 Euro in Schulrenovierungen während der Sommerferien 2025. Schülerinnen und Schüler profitieren von Modernisierungen.
Stralsund está investindo 800.000 euros em reformas escolares durante as férias de verão de 2025. Os alunos se beneficiarão com as modernizações.

Stralsund investe 800.000 euros: escolas brilham nas férias!

Enquanto os cerca de 5.000 alunos e os seus professores em Stralsund descansam nas suas merecidas férias de verão, as escolas da cidade hanseática de Stralsund trabalham arduamente. Estão a ser realizadas extensas medidas de reparação e embelezamento num total de 16 instituições de ensino, a fim de melhorar de forma sustentável o ambiente de aprendizagem. A cidade está a investir quase 800 mil euros para dar uma nova pintura às escolas e realizar as renovações necessárias.

Existem vários projetos maiores na agenda deste ano. O item mais importante é a reforma das janelas do pavilhão esportivo da Escola Marie Curie, que custou 420 mil euros. A limpeza dos danos causados ​​pela água no pavilhão desportivo de Burmeister também custou à cidade cerca de 45.000 euros. Em muitas outras escolas são realizados trabalhos de manutenção em janelas e portas por cerca de 28 mil euros. Menores mas não menos importantes são as reparações nas portas principais de entrada, que estão avaliadas em 7.500 euros.

Medidas de embelezamento e pequenos trabalhos

Mas não é tudo: cerca de 35 mil euros estão destinados a trabalhos de pintura nas escolas, enquanto cerca de 55 mil euros foram destinados a trabalhos de pavimentos. Os parques infantis das escolas também serão alvo de melhorias, sendo cerca de 25 mil euros destinados à reparação de equipamentos de recreio, redes e reposição de aparas de madeira. Alguns projetos foram até antecipados, incluindo obras de impermeabilização e pintura do telhado do pavilhão desportivo Rosa Luxemburgo e obras de renovação da escola de produção.

Na escola Diesterweg, o parquet das salas de aula e do corredor está a ser renovado, enquanto importantes medidas acústicas estão a ser implementadas na escola primária Andershof. Também será instalado um novo banco na área verde da Escola Primária Schill para tornar o espaço mais atrativo.

O grande desafio da infraestrutura escolar

Esses investimentos não são coincidência. Embora Stralsund esteja progressivamente a responder às necessidades dos estudantes com estas medidas, a realidade em muitas escolas na Alemanha é alarmante. Investimentos generosos em infraestruturas escolares, como em Stralsund, são essenciais para contrabalançar o atraso no investimento nesta área, que atingiu agora 54,8 mil milhões de euros. A falta de financiamento e os obstáculos burocráticos dificultam frequentemente a acção rápida dos municípios.

Para responder às exigências do aumento do número de estudantes e do trabalho de inclusão, recomenda-se uma abordagem flexível e sustentável às medidas de construção. Edifícios educacionais modulares, como mostra o modelo Chur da Suíça, poderiam oferecer uma solução rápida e econômica para atender à crescente necessidade de edifícios escolares modernos e funcionais.

O trabalho contínuo nas escolas de Stralsund garante que os alunos sejam recebidos após as férias num ambiente que contribui para um ambiente de aprendizagem moderno. Este é um passo na direção certa e mostra que a cidade de Stralsund está a envidar esforços para preparar as instituições educativas para o futuro, mesmo que os desafios do sistema educativo alemão estejam longe de ser superados.