Concentre-se nos preços da eletricidade: os ministros da energia pedem melhores condições em Stralsund
Os ministros da energia reúnem-se em Stralsund (3 a 4 de dezembro de 2025) sobre fornecimento de energia, preços e o papel do armazenamento de baterias na Alemanha.

Concentre-se nos preços da eletricidade: os ministros da energia pedem melhores condições em Stralsund
Os ministros da energia dos estados federais reunir-se-ão em Stralsund na quinta e sexta-feira para discutir as questões prementes do fornecimento de eletricidade e dos preços da eletricidade na Alemanha. Wolfgang Blank, chefe do departamento de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, manifestou-se claramente a favor do alívio não apenas para a grande indústria. Ele exige que as pequenas e médias empresas e os cidadãos também beneficiem de electricidade a preços acessíveis. Na discussão atual, a necessidade de um sistema elétrico mais flexível e digital é repetidamente destacada, a fim de reduzir custos Jornal Borken.
Neste contexto, Blank destaca o papel do armazenamento em bateria como exemplo de soluções inovadoras. Existem atualmente inúmeras aplicações para conexões de redes de armazenamento de baterias, e o governo federal deve garantir urgentemente condições estruturais confiáveis. Blank também pede uma reforma do processo de compras e o estabelecimento de critérios claros para a ligação dos projetos. O objetivo é armazenar o excesso de energia e devolvê-lo à rede quando necessário. Blank também criticou a actual incerteza na política energética e a falta de segurança no planeamento, uma vez que a expansão das energias renováveis coloca pressão sobre a rede eléctrica. Isso também é o que ela relata Jornal Borken.
Desafios causados pelos preços negativos da eletricidade
Outro tema relevante são os preços negativos da eletricidade, que têm ocorrido cada vez com mais frequência desde a pandemia de Corona. Quando a produção a partir de energias renováveis excede o consumo, os preços caem muitas vezes negativamente – um dilema para os operadores de sistemas fotovoltaicos e eólicos que dependem de receitas previsíveis. Este fenómeno pode agora ser observado durante todo o ano, já não apenas nos feriados, mas também regularmente nos dias normais da semana. Os operadores de sistemas renováveis clássicos são agora cada vez mais obrigados a pagar pela electricidade que alimentam ou a reduzir a produção, por exemplo Energia renovável relatado.
É aqui que entra o armazenamento da bateria. Você tem a oportunidade de consumir eletricidade e receber dinheiro por isso, o que é particularmente vantajoso em tempos de preços negativos. Embora já tenham sido registadas 457 horas com preços negativos em 2024, ainda havia 301 horas em 2023. Esta evolução mostra que o mercado de grandes sistemas de armazenamento de baterias na Alemanha está em expansão e deverá aumentar cinco vezes nos próximos anos.
Armazenamento de bateria como chave para a transição energética
A integração de sistemas de armazenamento de baterias (BESS) é considerada crucial para uma transição energética bem-sucedida. Espera-se que a Alemanha continue a desempenhar um papel importante nesta área nos próximos anos. O forte apoio político e uma variedade de incentivos, tais como isenções de taxas de rede, estão a despertar o interesse dos investidores. O mercado está dividido em diferentes segmentos: armazenamento doméstico, armazenamento industrial e armazenamento em grande escala, com o armazenamento de grandes baterias em particular registando uma tendência de rápido crescimento com uma taxa média de crescimento anual de 31% até 2032, tais como OLHO explicou.
As forças motrizes deste crescimento são a procura de poupanças de custos e o desejo de maior independência energética, bem como a necessidade de integrar eficientemente as energias renováveis. As oportunidades de investimento também são diversas, desde a fabricação e operação de parques de baterias até novos modelos de negócios e soluções de software inteligentes.
Tendo em conta estes desafios e oportunidades, a próxima reunião dos ministros da energia será crucial na definição do quadro para um futuro energético sustentável e acessível.