O número de estudantes em MV está a diminuir – onde está a geração futura?
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental regista um declínio no número de estudantes. Causas e estatísticas atuais em resumo.

O número de estudantes em MV está a diminuir – onde está a geração futura?
As universidades e faculdades de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental têm de se preparar para uma tendência preocupante: o número de estudantes caiu novamente no semestre de inverno de 2024/2025. Atualmente estão inscritos cerca de 36 mil jovens, o que corresponde a um decréscimo de 2,8 por cento face ao ano anterior. Apenas Schleswig-Holstein registou um declínio ainda mais drástico. As causas exatas para este desenvolvimento permanecem obscuras, como relata ndr.de.
O declínio no número de estudantes do primeiro semestre é particularmente notável: houve um declínio de 1,1 por cento, de modo que 5.562 novos estudantes estão agora a ingressar nas universidades de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Uma boa proporção dos novos estudantes, nomeadamente 43 por cento, vem da região. Você sabia que a proporção de estudantes do sexo feminino é de quase 55%? Existem também linhas de tendência claras na diversidade de disciplinas: um terço dos estudantes estão matriculados em direito, economia e ciências sociais, seguidos de engenharia, medicina humana e ciências da saúde.
Os assuntos de estudo estão mudando
As classificações de popularidade dos cursos são particularmente interessantes. De acordo com hochschuldaten.che.de, a medicina está atualmente em primeiro lugar com 3.854 alunos. Isso significa que o curso tem uma liderança clara, seguido por administração de empresas e biologia. No entanto, também pode ser observado um declínio significativo no número de estudantes de Direito – uma inversão de tendência parece estar a ocorrer aqui.
É também digno de nota que muitas disciplinas, como o italiano, os estudos bálticos, o russo e o polaco, registam actualmente números de matrículas muito baixos. Em algumas destas disciplinas, o número de alunos caiu mesmo para menos de nove participantes por curso. Um sinal alarmante da diversidade de oportunidades de estudo na região.
Negócios bem-sucedidos apesar do declínio
Os desenvolvimentos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental reflectem uma tendência mais ampla que tem surgido há anos. O número de alunos diminuiu gradualmente desde o seu pico no semestre de inverno de 2011/2012, quando mais de 40.000 alunos estavam matriculados. O número de alunos está atualmente ao nível do semestre de inverno 2007/2008. Como mostram as estatísticas em statista.com, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ocupa apenas o 15º lugar entre os estados federais em termos de número total de estudantes. Os desafios são óbvios e só podemos esperar que as instituições educativas locais tenham uma boa influência na atração de mais estudantes para as universidades novamente em breve. Um tema interessante que certamente resultará em mais discussões e soluções.