Diversão fantástica para nadar em MV: Apenas sete lagos com aviso!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: A actual qualidade das águas balneares é predominantemente “muito boa”, apesar dos avisos em algumas águas.

Diversão fantástica para nadar em MV: Apenas sete lagos com aviso!
A qualidade das águas balneares em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental também é geralmente muito boa neste verão. Isto é confirmado pelos dados atuais da Secretaria de Estado de Saúde e Assuntos Sociais (LAGuS). Muitas zonas balneares gozam da classificação “Excelente” ou “Bom”, o que alimenta a expectativa de experiências balneares refrescantes nas águas locais. Mas também há alertas: a qualidade da água em sete das cerca de 500 zonas balneares foi classificada como questionável, principalmente devido à deteção de cianobactérias, também conhecidas como algas verde-azuladas.
No entanto, a maioria dos lagos oferece natação segura. As zonas balneares do Lago Schwerin são particularmente populares, onde as praias de Zippendorf e Reppin, entre outras, impressionam pela sua excelente qualidade. Other excellent bathing spots can be found at Ostorfer See and Plauer See, where numerous areas are also rated "excellent", such as at Ferienpark Heidenholz and at Cp Zuruf. Existem também muitos outros lagos nesta lista de locais balneares exemplares, como o Lago Lankower e o Lago Dobbertiner, que são elogiados pela elevada qualidade da água. ndr.de.
No entanto, dadas as cianobactérias detectadas, são necessárias precauções especiais. As áreas balneares em risco incluem o Lago Cantnitz, perto de Möllenbeck, e vários lagos no distrito de Rostock, como o Lago Garder e o Lago Kuhlen. Estas algas podem aparecer em grande número no calor prolongado e podem produzir substâncias tóxicas que representam riscos para a saúde de seres humanos e animais. governo-mv.de.
O que isso significa para os banhistas? Antes de mergulhar, os nadadores devem sempre informar-se sobre a qualidade atual da água, por exemplo, no mapa das águas para natação. Este é atualizado regularmente e as autoridades verificam a qualidade da água a cada quatro semanas entre maio e setembro. Parâmetros importantes são o valor do pH, a presença de bactérias coli e a profundidade de visibilidade da água, que pode ser influenciada pelas cianobactérias Umweltbundesamt.de.
No que diz respeito às tendências da qualidade da água, os estudos actuais não mostram tendências claras na contaminação por cianobactérias. No entanto, condições climáticas extremas, como as exacerbadas pelas alterações climáticas, podem afectar as temperaturas da água e, portanto, as condições de crescimento destas algas. Especialmente nos verões quentes, deve-se temer o aumento da proliferação de algas, que podem então produzir substâncias potencialmente prejudiciais à saúde. Os banhistas são, portanto, aconselhados a informar-se sobre a qualidade da água e a parar de nadar caso percebam algo incomum, como água turva ou um cheiro incomum.
No geral, isso significa: Nadar em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é praticamente inofensivo - se você pesquisar um pouco e prestar atenção aos avisos, nada impedirá um dia relaxante na água!