Os golpistas enganam os idosos com chamadas de choque: a polícia soa o alarme!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A polícia está alertando os idosos de Wismar sobre fraudes telefônicas, nas quais os fraudadores fingem aparentes emergências para roubar dinheiro.

Die Polizei warnt Senioren in Wismar vor Telefonbetrug, bei dem Betrüger vermeintliche Notlagen vortäuschen, um Geld zu ergaunern.
A polícia está alertando os idosos de Wismar sobre fraudes telefônicas, nas quais os fraudadores fingem aparentes emergências para roubar dinheiro.

Os golpistas enganam os idosos com chamadas de choque: a polícia soa o alarme!

Recentemente, tem havido relatos crescentes de golpistas telefônicos descarados no norte da Alemanha, que visam particularmente os idosos. Na quinta-feira, 27 de novembro, dois casos de tentativa de fraude foram denunciados à polícia de Grevesmühlen, nos quais os perpetradores conseguiram mais uma vez criar um nível assustador de pressão emocional para roubar dinheiro das suas vítimas. Então relatado Wismar.fm que uma mulher de 83 anos em Schönberg foi contactada por um alegado professor numa clínica universitária. O fraudador alegou que o filho estava gravemente doente na clínica e precisava urgentemente de um medicamento especial no valor de 120 mil euros.

Mas a idosa mostrou boa sorte e encerrou a conversa para avisar os familiares. Quando a polícia chegou, foi determinado que não havia emergência. Algo semelhante aconteceu com uma mulher de 85 anos de Boltenhagen que recebeu uma ligação de um neto. Neste caso, foi falsificada uma doença aguda e um pedido de 70 mil euros em medicamentos. Porém, a mulher foi esperta o suficiente para não se deixar pressionar e também interrompeu a conversa. Felizmente, não houve prejuízo financeiro em nenhum dos casos.

Chamadas de choque e truques para netos

A polícia alerta veementemente contra tais fraudes que visam exercer pressão emocional. Alto Jornal do sul da Alemanha Estes fraudadores muitas vezes agem de forma profissional e se passam por policiais ou promotores públicos para manipular idosos em situações de emergência. Afirmam que os familiares se envolveram, por exemplo, em um acidente fatal ou correram perigo devido a supostas quadrilhas de ladrões. Estes métodos mostram quão inescrupulosos são os perpetradores e quão importante é manter a calma e o cepticismo, especialmente em tais situações.

Uma abordagem popular é o chamado truque do neto, em que os fraudadores se passam por parentes e pedem dinheiro para fins urgentes. Eles costumam usar histórias sobre compras ou dívidas imobiliárias. A polícia recomenda que você pense criticamente sobre essas ligações e nunca tome decisões sob pressão. Esta sensibilização é particularmente importante para os seniores, tal como o é a plataforma Assistência de enfermagem esclarecido.

Medidas de prevenção e proteção

Para se proteger contra tais tentativas de fraude, é aconselhável ser cético ao receber chamadas desconhecidas. Deve-se prestar muita atenção aos apelos emocionais, já que os golpistas muitas vezes tentam explorar a piedade de suas vítimas. A polícia recomenda verificar a identidade de quem liga, fazendo perguntas específicas e garantindo que nenhuma informação pessoal seja revelada.

Além disso, você deve informar os parentes sobre ligações suspeitas e pedir conselhos. Dessa forma você não ficará sozinho com a situação. Outras dicas de prevenção de fraudes incluem abreviar os primeiros nomes na lista telefônica e manter os objetos de valor seguros. Também vale a pena considerar a formação em sensibilização para os meios digitais, uma vez que os idosos estão cada vez mais online e também enfrentam riscos.

A responsabilidade pela promoção da segurança das pessoas idosas não cabe apenas às próprias pessoas afectadas, mas também à sociedade. Devemos trabalhar em conjunto para garantir que os idosos sejam informados sobre estas fraudes perigosas e estejam cientes dos seus direitos e opções de proteção. A solidariedade e o apoio da nossa comunidade são cruciais para deter estes golpistas.