Campanha de protesto e arrecadação de fundos: Wismar luta pelas pessoas necessitadas!
Wismar: Protestos estudantis, campanhas de arrecadação de fundos após ataques com facas e o desmantelamento da vila de contêineres em Upahl caracterizam a situação atual.

Campanha de protesto e arrecadação de fundos: Wismar luta pelas pessoas necessitadas!
Na pequena comunidade de Upahl, que chama a atenção do público, há muita agitação. Tendo em conta a distribuição contínua de refugiados e o alojamento associado, os protestos eclodiram novamente. A construção planeada de uma aldeia de contentores que poderá acomodar até 400 refugiados numa cidade com cerca de 500 habitantes está a causar agitação considerável. Segundo estimativas da polícia, cerca de 600 pessoas reuniram-se em Grevesmühlen na noite de sexta-feira para protestar sob o lema “Upahl deve defender-se, hoje nós, amanhã você!” para expressar suas preocupações. Os organizadores falam mesmo em cerca de 800 participantes, segundo o Mundo enviar um sinal claro.
Curiosamente, uma manifestação vizinha de solidariedade e tolerância, na qual participaram apenas cerca de 30 pessoas, conseguiu realizar-se de forma pacífica. Os oradores da iniciativa de cidadania sublinham que o seu protesto não é dirigido contra os próprios refugiados, mas contra as dimensões do projecto e o envolvimento inadequado da comunidade no planeamento. Como o Jornal do Mar Báltico Alegadamente, o Tribunal Administrativo de Schwerin interrompeu os trabalhos na aldeia de contentores em Março porque o direito da comunidade de participar não foi devidamente tido em conta.
Arrecadação de fundos e projetos comunitários
Outro tema que movimenta aqui é a campanha de Natal “Ajudar traz alegria”, que este ano apoia os projetos do Serviço de Hospitais Ecuménicos e da associação “Luz no Horizonte”. Ambas as organizações atuam em Wismar e no distrito de Northwest Mecklenburg e trabalham incansavelmente para apoiar pessoas em situações de vida difíceis. O valor de 3.195 euros arrecadados até agora mostra a solidariedade da comunidade.
Outra notícia triste é que o clube de voleibol SSC Palmberg Schwerin lançou uma campanha de angariação de fundos em conjunto com o FC Hansa Rostock. Seu objetivo é apoiar a família de um funcionário de entrega de comida assassinado. O homem de 31 anos não deixa apenas um filho pequeno, mas também uma esposa grávida. No dia 13 de dezembro, um leilão de bolas de vôlei e uma camisa autografada acontecerá em Bad Kleinen para arrecadar dinheiro para os enlutados.
Desenvolvimentos e desafios políticos
Do lado da escola, Pascal Collin, de Wismar, de 17 anos, mostrou que os jovens também querem se envolver. Participou nas greves estudantis para protestar contra os lucros militares e o recrutamento, embora a administração escolar tenha enfatizado que os estudantes não têm direito à greve e, portanto, os testes podem ser perdidos.
Os desafios na região ainda não foram resolvidos. O desmantelamento da aldeia contentor em Upahl, que cobre uma área de 30.000 metros quadrados, está previsto para o final de dezembro de 2025. 230 refugiados viveram recentemente lá e deixaram a aldeia contentor em setembro. Já existe um investidor da indústria alimentícia demonstrando interesse no local, o que poderá trazer potenciais novas perspectivas para a comunidade. As negociações já estão em andamento nesse sentido.
A situação em Upahl e as reacções a ela demonstram o quanto a questão do alojamento de refugiados comove as mentes das pessoas. A necessidade de mais opções de habitação e alojamento continua a ser uma questão premente para muitas comunidades no noroeste de Mecklenburg e noutros locais.