Romy Hiller: A nova voz do Tagesschau agora é emocionante!
Wismar: Romy Hiller, nascida em 1981, será a moderadora do Tagesschau a partir de 14 de junho de 2025. Sua carreira e raízes em foco.

Romy Hiller: A nova voz do Tagesschau agora é emocionante!
Uma nova era no noticiário noturno começou: Romy Hiller vem enriquecendo a equipe “Tagesschau” às 20h. desde 14 de junho de 2025. O homem de 43 anos, que nasceu em Wismar e cresceu no balneário de Kühlungsborn, no Mar Báltico, assumirá a moderação de Constantin Schreiber, que acompanhou os telespectadores até 25 de maio de 2023. Hiller não só traz experiência, mas também uma nova perspectiva sobre as notícias que hoje interessam a muitas pessoas.
Hiller conseguiu chegar à mídia. Depois de terminar o ensino médio em 2000, completou um estágio de dois anos na Antenne MV. Sua carreira profissional começou em 2005, quando se formou como editora de TV e apresentadora na RTL Nord. Durante seu tempo na RTL, ela trabalhou como apresentadora e correspondente por mais de uma década antes de se mudar para a ARD em 2018. Lá ela trabalhou pela primeira vez no departamento de negócios da Norddeutscher Rundfunk e acabou sendo nomeada apresentadora principal da edição vespertina do NDR Info.
O caminho para o “Tagesschau”
Romy Hiller estabeleceu-se constantemente na televisão alemã. Foi moderadora do noticiário “NDR Info” e atuou em diversos formatos do Tagesschau. A partir de 27 de janeiro de 2021, falou para a edição matinal, que vai ao ar às 9h, e a partir de dezembro de 2020 também apresentou novidades no tagesschau24. No entanto, ela não pode encarar sua rotina levianamente - para suas transmissões ela usa uma planilha de emergência com marcadores para se preparar, o que a ajuda a transmitir o que está acontecendo de forma clara e compreensível.
A carreira jornalística de Hiller não é caracterizada apenas por sucessos pessoais; reflecte também os desafios que muitas mulheres enfrentam no jornalismo. Apesar do aumento da proporção de mulheres nos meios de comunicação social, o caminho para posições de liderança permanece muitas vezes difícil. De acordo com um estudo, apenas 31% das reportagens de rádio e televisão provêm de mulheres jornalistas, e os homens continuam a dominar os níveis de gestão, enquanto iniciativas como a Associação de Mulheres Jornalistas fazem campanha por uma maior igualdade. Embora Romy Hiller esteja agora a acrescentar uma voz proeminente ao “Tagesschau”, a discrepância de género no jornalismo continua a ser um tema muito debatido.
Uma olhada nos bastidores
Romy Hiller mora em particular com sua família em Hamburgo. Ela é casada e mãe de duas filhas. A sua curiosidade por culturas e países estrangeiros reflecte-se nos seus tempos livres - ela gosta de viajar e aprecia a diversidade que outras culturas oferecem. Esta abertura também poderá beneficiá-la na vida jornalística quotidiana, onde a compreensão de diferentes perspetivas é essencial.
Com a sua inclusão na equipa “Tagesschau”, Romy Hiller não só dará novos impulsos às notícias, mas também aos telespectadores. Mal podemos esperar para ver como ela atrairá os espectadores com seu estilo único. Numa altura em que o panorama dos meios de comunicação social está em transição, é uma lufada de ar fresco e pode ajudar a acelerar as mudanças tão necessárias na indústria.