Os preços dos ingressos estão subindo em MV: os passageiros terão que cavar mais fundo no bolso a partir de hoje!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de 1º de dezembro de 2025, as empresas de transporte em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental aumentarão os preços dos bilhetes, especialmente a VVW.

Ab dem 1. Dezember 2025 erhöhen Verkehrsbetriebe in Mecklenburg-Vorpommern die Ticketpreise, betroffen besonders der VVW.
A partir de 1º de dezembro de 2025, as empresas de transporte em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental aumentarão os preços dos bilhetes, especialmente a VVW.

Os preços dos ingressos estão subindo em MV: os passageiros terão que cavar mais fundo no bolso a partir de hoje!

A partir de 1º de dezembro de 2025, o lema é “Cuidado na hora de comprar ingressos!” porque os preços dos bilhetes para os transportes locais estão a aumentar em várias regiões de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A Warnow Transport Association (VVW) é particularmente afetada. Os passageiros em Rostock e arredores devem esperar um aumento nas tarifas de ônibus e bonde, que aumentarão em média 5,7%.

Números mais precisos mostram que uma única viagem em Rostock custa agora 3,20 euros, um pequeno aumento em relação aos 3 euros anteriores. Quem gosta de passar um dia inteiro a passear pela cidade paga agora 8 euros pelo bilhete diário. Também há ajustes no distrito de Rostock: em Güstrow e Bützow, os bilhetes unitários passarão a custar 2,30 euros em vez de 2,20 euros. O prático bilhete de ida e volta continua a ser oferecido por 8 euros, o que pelo menos ajuda um pouco os passageiros.

Mudanças em Schwerin e outros aumentos

Um aumento de preço já foi anunciado em Schwerin para fevereiro de 2026. Aqui o preço do bilhete único aumenta de 2,50 euros para 2,70 euros. No entanto, atualmente não estão previstas alterações de preços para as cidades de Greifswald, Neubrandenburg e Stralsund. Resta saber se os custos de transporte local também aumentarão em breve.

Como ocorrem esses aumentos de preços? As empresas de transportes atribuem os ajustamentos ao aumento dos custos em todas as áreas, especialmente nos preços da energia e do pessoal. Os passageiros e os condutores ocasionais sentirão claramente o fardo adicional, especialmente na actual situação económica.

Tarifas para crianças e estudantes

Mas também há notícias positivas para as famílias: as crianças até aos 6 anos continuam a viajar gratuitamente. Para passageiros um pouco maiores, entre 6 e 15 anos, estão disponíveis bilhetes simples, diários, semanais e mensais com desconto. Alunos com 15 anos ou mais, bem como estagiários e alunos diretos também podem usufruir de ofertas especiais e reduzidas, que exigem cartão de autorização VVW. Este deve ser apresentado junto com o bilhete durante as verificações.

Para os estudantes do distrito de Rostock, existe ainda a opção de um ingresso gratuito para a temporada estudantil para o trajeto até a escola. Os estagiários em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental também podem aproveitar o AzubiTicket MV, que está disponível como bilhete para a Alemanha. Se procura mais informações sobre o assunto, pode consultar a plataforma www.rebus.de, que oferece tudo o que precisa de saber sobre bilhetes e tarifas.

Em resumo, pode-se dizer que os novos preços dos bilhetes a partir de Dezembro resultarão num encargo adicional notável, especialmente para os viajantes pendulares e frequentes. Mas com um pouco de planejamento e os descontos disponíveis para diversas faixas etárias, ainda é possível fazer um bom negócio, mesmo no ano novo.