A Baixa Saxônia comemora: a satisfação com a vida atinge novos patamares!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra o desempenho da Baixa Saxônia, Bremen e Hamburgo no ranking de satisfação com a vida do “Atlas da Felicidade 2025”.

Erfahren Sie, wie Niedersachsen, Bremen und Hamburg im "Glücksatlas 2025" im Lebenszufriedenheitsranking abschneiden.
Descubra o desempenho da Baixa Saxônia, Bremen e Hamburgo no ranking de satisfação com a vida do “Atlas da Felicidade 2025”.

A Baixa Saxônia comemora: a satisfação com a vida atinge novos patamares!

No que diz respeito à satisfação com a vida, a Baixa Saxónia mostra uma tendência ascendente encorajadora no atual inquérito “Glücksatlas”. Com 7,1 pontos em 10, o estado melhorou 0,08 pontos em relação ao ano anterior. No entanto, o nível da década de 2010 (7,18 pontos) permanece inigualável. A Baixa Saxónia ocupa assim o 8º lugar numa comparação nacional, o que é certamente positivo, uma vez que a satisfação neste país está ligeiramente acima da média nacional. Alto estrela No entanto, os idosos, os que auferem baixos rendimentos e os residentes rurais, em particular, perderam a felicidade nos últimos anos.

Embora a satisfação geral na Baixa Saxónia faça os corações dos optimistas baterem mais depressa, a situação na capital do estado, Hanover, parece sombria. Aqui os cidadãos têm de conviver com apenas 6,77 pontos e um decepcionante 32º lugar entre 40 grandes cidades. Também aqui, apenas 41,7 por cento dos inquiridos relataram elevados níveis de satisfação. Os problemas parecem ser complexos: desde infra-estruturas pouco favoráveis ​​às bicicletas até cuidados de saúde precários, como não on-line relatórios, não são apenas os factores pessoais que deprimem o bem-estar dos hanoverianos.

Famílias e moradores da cidade desfrutam de um alto nível de satisfação

Em contrapartida, as famílias, os habitantes das cidades e as pessoas de meia-idade apresentam uma avaliação significativamente mais positiva da sua situação de vida, de acordo com o inquérito. O que é particularmente digno de nota é que a satisfação nas áreas de rendimento, lazer e vida familiar está acima da média nacional. Isto deixa claro que existem muitos motivos para ser feliz na Baixa Saxônia. Além disso, a Baixa Saxónia alcançou um elevado nível de satisfação familiar em comparação com a média nacional. Resta saber como as circunstâncias evoluirão nos próximos anos. As estatísticas mostram que a satisfação geral com a vida está a aumentar lenta mas seguramente novamente depois de as consequências da Corona e da inflação serem gradualmente ultrapassadas notícias diárias determina.

A pesquisa, que foi realizada de julho de 2024 a junho de 2025, envolve um levantamento abrangente de um total de 13.905 pessoas com 16 anos ou mais. Um inquérito especial sobre as áreas da vida, trabalho, rendimento, família e lazer incidiu sobre 5.148 cidadãos com 18 ou mais anos em junho de 2025. Apesar do ligeiro aumento em relação ao ano anterior, a diferença no nível de felicidade medido nos anos anteriores à pandemia ainda é perceptível.

Uma olhada nos países vizinhos

No geral, o “Atlas da Felicidade” mostra uma tendência claramente reconhecível: embora a satisfação com a vida na Alemanha tenha sido gravemente afetada pela pandemia, o regresso a um modo de vida satisfatório parece agora estar ao nosso alcance. A Baixa Saxónia pode estar no caminho certo, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que todos os cidadãos possam voltar a viver num estado de máxima satisfação.