Tenha cuidado, carrapatos! Alto risco de TBE na Baixa Saxônia – Como se proteger!
Altas temperaturas e avisos de carrapatos na Baixa Saxônia: Os riscos de TBE e doença de Lyme exigem medidas de proteção.

Tenha cuidado, carrapatos! Alto risco de TBE na Baixa Saxônia – Como se proteger!
Na Baixa Saxônia o tempo para o fim de semana é de altas temperaturas e chuva. Mas enquanto muitos anseiam pelos raios solares, há também um aviso importante do Departamento de Saúde do Estado da Baixa Saxônia (NLGA): os carrapatos estão novamente em movimento. Esses pequenos aracnídeos correm o risco de transmitir doenças perigosas, como a encefalite transmitida por carrapatos (TBE) e a doença de Lyme. Qualquer pessoa que esteja na natureza deve ter um cuidado especial.
A atividade dos carrapatos é particularmente alta este ano e, portanto, a vacinação TBE é fortemente recomendada para pessoas em áreas de risco, viajantes de lá e profissionais naturais. As duas áreas de risco na Baixa Saxónia, o distrito de Emsland e o distrito de Celle, que só foram adicionadas em fevereiro de 2025, estão no topo da lista de áreas onde foram encontrados carrapatos infectados com TBE. Esta região tem, assim Centro Médico da Baixa Saxônia relataram um aumento alarmante de casos de TBE - em 2024, um total de 686 doenças foram registadas na Alemanha, o segundo maior número de casos desde que a recolha de dados começou em 2001.
Medidas preventivas
Os sintomas do TBE podem ser semelhantes aos da gripe, mas desenvolvem-se rapidamente e, na pior das hipóteses, levam à meningite. Febre, dor de cabeça e vômito são sinais típicos. A doença de Lyme, por outro lado, não tem vacina e inicialmente aparece como vermelhidão ao redor do local da injeção. Ambas as doenças são graves porque, no pior dos casos, o TBE pode causar danos cerebrais a longo prazo ou paralisia.
Para se proteger dessas consequências desagradáveis, os especialistas da NLGA recomendam remover os carrapatos o mais rápido possível, usando roupas duráveis e de cores claras e usando repelente de insetos. Os amantes da natureza também devem verificar-se cuidadosamente depois de passar algum tempo ao ar livre. Você deve ter cuidado especial em momentos em que as temperaturas chegam a 30 graus e a umidade aumenta.
O que se aplica em geral?
As espécies de carrapatos comuns, especialmente o carrapato da madeira, estão espalhadas por toda a Baixa Saxônia. Enquanto isso, espécies de carrapatos tropicais raramente são relatadas. É um equívoco comum acreditar que as áreas de risco de TBE são idênticas apenas às áreas de carrapatos. Na verdade, os carrapatos podem migrar por toda a Alemanha e, apesar do alto risco em certas áreas, podem ser encontrados em todos os lugares.
O Portal zecken.de apontou que os vírus TBE são transmitidos imediatamente quando o carrapato pica. A protecção da vacinação é, portanto, crucial, especialmente para residentes ou visitantes de zonas de risco, embora as viagens para zonas de risco europeias também devam ser recomendadas. Uma conversa com o seu médico de família pode ajudar a esclarecer a protecção vacinal pessoal, uma vez que as companhias de seguros de saúde legais normalmente cobrem os custos da imunização.
No geral, os cidadãos da Baixa Saxónia devem estar vigilantes e tomar medidas de proteção. A natureza não só oferece belas vistas, mas também riscos para a saúde que muitas vezes podem ser evitados através de medidas preventivas. O lema aqui é: É melhor prevenir do que remediar!