Derrota em casa para o HSG Varel: O nervosismo impede os sonhos de promoção!
O HSG Varel perde para o VfL Fredenbeck no duelo de promoção da 3ª liga por 28:33 e luta pela promoção na próxima temporada.

Derrota em casa para o HSG Varel: O nervosismo impede os sonhos de promoção!
No primeiro jogo em casa após a promoção à terceira divisão, o HSG Varel sofreu um amargo revés. A equipe do técnico Arek Blacha perdeu por 28:33 (12:13) contra o VfL Fredenbeck na noite de sábado, no pavilhão esportivo Manfred Schmidt. Quase 740 espectadores assistiram ao duelo promovido e presenciaram um jogo marcado por nervosismo e muitas imprecisões. O próprio Blacha descreveu o nervosismo de seus jogadores como o principal motivo da derrota e criticou tanto o desempenho ofensivo ineficiente quanto os problemas na defesa, que causaram grande insatisfação.
Foi uma caixa apertada desde o início. Varel conseguiu chegar brevemente à vantagem de 3-2 (10 minutos) antes de Fredenbeck assumir as rédeas. Os visitantes marcaram várias vezes por três golos durante a primeira parte, sendo a maior vantagem aos 9:12 aos 26 minutos. O poder ofensivo de Fredenbeck, principalmente dos jogadores de defesa, sempre fez a defesa de Varel parecer velha. O goleiro Frederick Lüpke fez várias defesas fortes no primeiro tempo, mas não conseguiu evitar o domínio crescente de Fredenbecker.
O curso do jogo
O encontro mudou no segundo tempo, quando Varel assumiu a liderança por um breve período, aos 14:13 (32 minutos). Mas esse ímpeto desapareceu rapidamente quando Luca de Boer recebeu o cartão vermelho aos 40 minutos. Foi um duro golpe para a equipe, que apesar de todos os esforços não conseguiu recuperar o atraso. O placar final de 28:33 foi selado pelos empurrões incessantes dos Fredenbeckers, que foram elogiados por seu desempenho pelo técnico Matthias Steinkamp.
Na temporada passada, com uma impressionante série de 12 vitórias e um empate no campeonato regional, é notável a transição do HSG Varel para o novo nível da terceira liga. Mas toda derrota também tem potencial de aprendizagem. “Temos que trabalhar ainda mais a nossa mentalidade”, disse Blacha após o jogo. O HSG volta a jogar no próximo sábado contra o TSG A-H Bielefeld e tem a chance de fazer as pazes.
Uma olhada na liga
É importante frisar que a terceira divisão é muito competitiva. Nesta liga, as equipes lutam pelas melhores colocações na primeira e segunda rodadas, o que pode levar à promoção. Os dois primeiros colocados de cada temporada se classificam para a rodada de promoção, da qual emergem um total de duas equipes promovidas. DHB informa ainda que os três últimos colocados de cada temporada são rebaixados para as ligas regionais. Um cenário desagradável e que pode agitar o Varel caso a equipa não se estabilize logo.
Resta esperar que o HSG Varel consiga aprender com a derrota e ter um melhor desempenho nos próximos jogos para não comprometer as suas próprias ambições na luta pela promoção à terceira divisão. Um início bem-sucedido na nova liga foi planejado de forma diferente, mas o próximo encontro oferece agora a oportunidade de dar o primeiro passo na direção certa.