Mario Barth revela: Banco no ringue causa emoção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mario Barth critica a colocação desfavorável de um banco no anel viário de Braunschweig em sua transmissão RTL. A cidade reage rapidamente.

Mario Barth kritisiert die ungünstige Platzierung einer Bank am Braunschweiger Ringgleis in seiner RTL-Sendung. Die Stadt reagiert schnell.
Mario Barth critica a colocação desfavorável de um banco no anel viário de Braunschweig em sua transmissão RTL. A cidade reage rapidamente.

Mario Barth revela: Banco no ringue causa emoção!

Em Braunschweig, o programa RTL “Mario Barth revela” está causando polêmica: o comediante Mario Barth recentemente mirou em um banco obviamente posicionado de maneira estranha na pista do ringue. Em seu programa ele aborda queixas bizarras e o desperdício do dinheiro dos contribuintes. Barth elogia primeiro a transformação do antigo sistema ferroviário numa zona atraente para pedestres e ciclistas, antes de chamar a atenção para os detalhes que merecem críticas. O banco, atualmente de frente para uma cerca alta, despertou seu descontentamento. O convidado do programa, Joachim Llambi, comentou a vista como “uma vista para o verde”, o que gerou sorrisos gerais no grupo. Barth então confrontou a cidade de Braunschweig com a infeliz escolha do local do banco.

Conforme explica a assessoria de imprensa da cidade, o eixo visual está bloqueado por matagais, o que na verdade coloca o posicionamento da bancada em má iluminação. Em resposta às críticas, decidiu-se girar o banco em 180 graus. Agora ela tem vista para um centro de jardinagem, um lava-jato e um estacionamento - não necessariamente a vista mais idílica, mas pelo menos melhor do que antes. Poucos dias após a transmissão, a bancada já foi deslocada para a nova posição, o que mostra que a prefeitura respondeu ao feedback. Esta não é a primeira vez que Barth se dirige a Braunschweig; há três anos ele criticou um banheiro público no distrito de culto.

Reações e desperdício fiscal em foco

As reações às críticas de Barth são mistas: enquanto alguns espectadores apreciam a abordagem humorística, outros apontam o uso positivo da faixa circular. O incidente também provocou um discurso mais amplo sobre o desperdício de impostos públicos, que é abordado no atual Livro Negro da Federação dos Contribuintes. Trata-se de vários aspectos do desperdício de dinheiro dos impostos, incluindo a promoção de bicicletas de carga em Braunschweig.

Em 2023, a cidade lançou um programa de financiamento para compras privadas de bicicletas de carga, com 50 mil euros disponíveis anualmente. Mas a Associação de Contribuintes critica os elevados custos administrativos, de cerca de 48 mil euros anuais, desproporcionais aos projetos efetivamente financiados. Os particulares podem receber até 1.000 euros para bicicletas de carga e 250 euros para reboques de bicicletas. Em última análise, um estudo mostra que muitos utilizadores teriam adquirido uma bicicleta de carga mesmo sem financiamento, o que põe em causa a eficiência do programa.

A Associação de Contribuintes apela à reconsideração dos programas de financiamento. Os resultados até agora não são convincentes; A cidade, no entanto, nega e relata uma demanda crescente pelo financiamento. Esta discussão anda de mãos dadas com as observações de Mario Barth sobre a utilização do dinheiro dos impostos em Braunschweig e deixa claro que ainda há necessidade de acção no que diz respeito à utilização de fundos públicos.