Campanha de beterraba sacarina 2025: Nordzucker foca na sustentabilidade e inovação!
Nordzucker iniciará a campanha da beterraba sacarina em 3 de setembro de 2025, com foco na sustentabilidade e no combate ao SBR.

Campanha de beterraba sacarina 2025: Nordzucker foca na sustentabilidade e inovação!
Na indústria açucareira do norte da Alemanha, tudo gira em torno da beterraba sacarina, que se desenvolveu esplendidamente em muitas regiões, para deleite dos agricultores. Com o início da campanha de beterraba sacarina de 2025, em 3 de setembro, em Schladen, na Baixa Saxônia, as fábricas da Nordzucker estão se preparando para os desafios e oportunidades que virão. Mas, como sempre acontece no negócio agrícola, o sucesso futuro depende muito das condições climáticas, que são cruciais para o crescimento e a formação de açúcar até a colheita. As altas temperaturas, em particular, são um terreno fértil para doenças como a propagação do Stolbur, que é transmitido pela cigarrinha dos juncos, o que representa riscos adicionais para os criadores [GA.de].
Nordzucker não só se preparou de forma excelente para a campanha, como também a competição não ficou parada. No entanto, os produtores de beterraba sacarina enfrentam problemas crescentes, especialmente com a propagação da Síndrome de Basses Richesses (SBR), que está a afectar a qualidade e o teor de açúcar das plantas. Esta infecção bacteriana também é transmitida por cigarras e já ganhou posição na campanha de 2023, como relata Südzucker. Para enfrentar esta ameaça, foi criado um grupo de trabalho para coordenar os resultados da investigação para combater o SBR e promover a ligação em rede entre a agricultura e a investigação.
Desenvolvimentos no processamento de beterraba sacarina
Olhando para o futuro, a Nordzucker fez grandes investimentos em manutenção e modernização das fábricas durante a fase de manutenção. Estas medidas visam não só melhorar o desempenho do processamento, mas também reduzir as emissões de CO2. Um novo decantador na fábrica de Clauen pretende aumentar a eficiência, enquanto as fábricas dinamarquesas utilizam pela primeira vez biogás de polpa de beterraba prensada para gerar energia. Ao mesmo tempo, o objetivo é alcançar uma produção neutra em CO2 até 2050, o mais tardar, tendo já sido formulado o objetivo de reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2030 [GA.de].
Embora a campanha da beterraba sacarina decorra normalmente entre meados de Setembro e Janeiro, os agricultores já estão a lidar intensamente com os desafios que o cultivo traz consigo. O abandono de certos pesticidas e as crescentes exigências políticas aumentam a pressão sobre os produtores. Discute como as mudanças na rotação de culturas e na lavoura podem proporcionar um melhor controlo das pragas. Evitar a invernada como cultura subsequente é considerado um dos melhores métodos para conter as pragas responsáveis pela transmissão do SBR, como descreve AgrarHeute.
Coordenação e cooperação na luta contra o SBR
A força-tarefa de combate ao SBR foi formada em 2023 para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções. Estas medidas são mais do que uma má tendência - são necessárias para combater o principal problema da população de cigarras e apoiar os produtores de beterraba sacarina. Além de recolher e partilhar observações para combater a SBR, também serão desenvolvidas novas variedades de resistência para ajudar os agricultores a obter colheitas de alto rendimento.
Os agricultores não são, portanto, apenas produtores, mas também cocriadores activos que trabalham em conjunto num futuro sustentável para a produção de beterraba sacarina. Tendo em conta os desafios atuais, é evidente que o futuro da produção de beterraba sacarina depende em grande medida da cooperação e da investigação, a fim de garantir de forma sustentável a qualidade e o rendimento. É necessária uma abordagem holística para dar um novo impulso à indústria e enfrentar os desafios das alterações climáticas.