Alarme falso: caso de pessoa desaparecida em Celle acaba sendo notícia falsa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Falsa denúncia de desaparecimento de Celle causa confusão: a polícia confirma que não existe tal caso e está esclarecendo o assunto.

Falsche Vermisstenmeldung aus Celle sorgt für Verwirrung: Polizei bestätigt, dass kein solcher Fall besteht und klärt auf.
Falsa denúncia de desaparecimento de Celle causa confusão: a polícia confirma que não existe tal caso e está esclarecendo o assunto.

Alarme falso: caso de pessoa desaparecida em Celle acaba sendo notícia falsa!

Nos últimos dias, um caso fictício de pessoa desaparecida na Baixa Saxônia se espalhou como um incêndio pelas redes sociais. O caso esquentou emoções, principalmente no Natal, época em que muitas pessoas se reúnem. Relatórios de verificação de fatos dpa Segundo relatos, na véspera de Natal houve uma denúncia sobre a polícia de Celle, que supostamente procurava uma estudante de dez anos chamada “Lina Hoffmann”. No entanto, este artigo, que levantou mais do que algumas questões, rapidamente se revelou uma farsa. A pedido da Agência de Imprensa Alemã em 29 de dezembro de 2025, a polícia de Celle deixou claro que o caso não existia.

A abordagem não era a que se esperaria de meios de comunicação respeitáveis. O design do artigo no site em questão parecia pouco profissional: fontes diferentes, falta de chamada de testemunhas com dados de contato da polícia e imagens que vêm de um contexto diferente - um trágico incidente no Parque Forstenrieder, em Munique. Esses relatos falsos de crianças desaparecidas não são novos e parecem persistir na Internet.

Pessoas desaparecidas na Alemanha

Atualmente na Alemanha, de acordo com o Delegacia de Polícia Criminal Federal (BKA) relatou quase 10.000 pessoas desaparecidas. Curiosamente, cerca de 70% destas pessoas são homens ou rapazes. No entanto, está a ser dada especial atenção às 1 845 crianças desaparecidas com menos de 13 anos e a outros 3 458 jovens com idades entre os 14 e os 17 anos. A polícia realiza cerca de 200 a 300 novas buscas todos os dias e a situação muitas vezes se resolve rapidamente - cerca de metade dos casos na primeira semana. No entanto, também existem tristes excepções: cerca de três por cento das pessoas desaparecidas desapareceram há mais de um ano.

Na Baixa Saxónia, por exemplo, um rapaz autista de perto de Bremervörde está desaparecido. O menino está desaparecido há mais de duas semanas e uma busca em grande escala que durou uma semana envolveu centenas de socorristas e voluntários. Embora a busca tenha sido interrompida, uma equipe de investigadores continua trabalhando no caso.

Situação de segurança em Celle

A delegacia de Celle também publicou as estatísticas de crimes policiais (PKS) para 2024, que mostram números impressionantes. De acordo com um relatório de Portal de imprensa Houve 12.277 crimes registrados no ano passado, um aumento de 5,46%. A taxa de liquidação de mais de 69 por cento está bem acima da média estadual na Baixa Saxônia. Os jovens são particularmente afectados, com um aumento de 4,86 ​​por cento no número de suspeitos identificados.

A violência doméstica é particularmente preocupante, com um aumento de 169 casos e 975 penas. Houve também um ligeiro aumento nos crimes violentos contra policiais. A polícia de Celle leva a sério a sua responsabilidade e enfatizou a necessidade de reduzir o número de casos para garantir a segurança na região.

As ligações entre casos reais e falsos de pessoas desaparecidas sublinham a situação complexa que a polícia e a sociedade enfrentam. Embora muitos casos sejam esclarecidos rapidamente, permanecer vigilante e desmascarar relatos falsos é mais importante do que nunca.