Marilyn Mesguich ajuda os pais: É assim que os jovens superam a crise!
A especialista em adolescência Marilyn Mesguich lança podcast e conferência em 2025 para ajudar os pais a apoiar os adolescentes.

Marilyn Mesguich ajuda os pais: É assim que os jovens superam a crise!
Os jovens estão sob muita pressão atualmente. O estresse é onipresente nas escolas alemãs. Cerca de 70% dos jovens queixam-se da pressão que advém das exigências escolares, das expectativas sociais e das relações interpessoais. A psicóloga também esclarece isso Marilyn Mesguich, que trata dos desafios da adolescência em seu novo podcast “L’Île aux Ados”. O primeiro episódio explora a “estratégia de evitação”, na qual os adolescentes às vezes tomam decisões extremas por medo do fracasso.
Num caso particularmente alarmante, Mesguich relata um estudante que entrou em pânico para evitar um exame cometendo um crime. Isto mostra quão elevada é a pressão sobre os jovens e quão importante é criar um ambiente de apoio, especialmente nestes anos sensíveis. Mas como podem os pais apoiar melhor os seus filhos aqui? As habilidades de comunicação desempenham um papel crucial para evitar mal-entendidos e construir confiança. Os pais devem saber que expectativas claras e limites consistentes são importantes para o desenvolvimento saudável dos seus filhos são as páginas médicas do MSD explicar.
Estresse em jovens
O estresse que muitos adolescentes vivenciam também pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo ansiedade e depressão. Os sinais de estresse incluem alterações frequentes de humor, dificuldade de concentração e mudanças nos hábitos alimentares. Normalmente, esses sintomas requerem uma abordagem multidimensional para gerenciá-los, como as experiências de Ecoute Psy mostrar. Técnicas de controle do estresse, como meditação e ioga, são extremamente úteis e devem ser incentivadas.
É particularmente importante interagir com os pares para evitar sentimentos de isolamento. O papel dos amigos e o desenvolvimento de uma rede social estável podem contribuir decisivamente para a gestão do stress. Mesguich apela aos pais para que ofereçam aos seus filhos um quadro estável que transmita segurança. As atividades conjuntas não são apenas benéficas para o relacionamento, mas também uma forma eficaz de controlar o estresse. Os limites e a liberdade devem ser concebidos de forma flexível para satisfazer as necessidades dos jovens.
O papel dos pais
Durante a puberdade, os jovens desenvolvem cada vez mais um desejo de independência e começam a questionar as suas próprias decisões. Essa busca pode acabar em conflito com os instintos superprotetores dos pais, o que muitas vezes gera tensão. A forma como os pais criam os filhos tem um impacto significativo na forma como os jovens lidam com o stress. Estudos mostram que a parentalidade autoritária, que combina expectativas claras e apoio, proporciona os melhores resultados para o desenvolvimento dos jovens.
Os pais que tratam os seus filhos com compreensão e abertura em momentos de stress não só promovem a sua autoconfiança, mas também reduzem o risco de problemas psicológicos. Para promover isso, Mesguich oferece todos os meses a transmissão ao vivo “L’instacafé des Parents”, onde os pais podem falar sobre suas preocupações sem preconceitos. Com um total de seis episódios, o tema da adolescência é examinado de forma abrangente.
No dia 11 de setembro haverá também uma conferência intitulada “Départ pour l’Île aux ados” no Théâtre de l’Art Du de Marselha, que irá arrecadar dinheiro para estudantes. Um evento que poderá ser importante não só para os pais mas também para qualquer pessoa interessada em questões psicossociais.
Os desafios durante a adolescência são muitos, mas com compreensão, abertura e o apoio certo, os pais podem ajudar os seus filhos a passar por esta fase de forma mais saudável e motivada. Cabe a nós apoiar esses jovens.