Seguro na vida cotidiana: Palestra sobre Internet e fraude de netos em Celle

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Celle fornecerá informações sobre crimes cibernéticos e medidas de proteção no dia 19 de junho. Entrada gratuita! Proteja-se contra fraudes.

Celle informiert am 19. Juni über Internetkriminalität und Schutzmaßnahmen. Eintritt frei! Schützen Sie sich vor Betrug.
Celle fornecerá informações sobre crimes cibernéticos e medidas de proteção no dia 19 de junho. Entrada gratuita! Proteja-se contra fraudes.

Seguro na vida cotidiana: Palestra sobre Internet e fraude de netos em Celle

O crime na Internet na Alemanha aumentou constantemente nos últimos anos. A tendência mostra que tanto as empresas industriais como as famílias são cada vez mais afetadas por esta situação. Em Celle, por exemplo, a polícia recebe cerca de 35 denúncias todos os dias, o que reflecte uma tendência preocupante. Tais casos criminais geralmente causam não apenas danos financeiros, mas também estresse psicológico às vítimas. Isto ilustra a relevância das medidas preventivas contra tais perigos.

Cosima Bauer, oficial de prevenção ao crime da delegacia de Celle, dará uma palestra sobre este tema no KULTURTREFF-SPEZIAL em Alte Töpferei. O evento acontecerá no dia 19 de junho e o check-in começa às 19h. A partir das 19h30 Das 21h30 às 21h30, os interessados ​​​​podem esperar soluções e informações sobre crimes cibernéticos, bem como perigos cotidianos, como truques para netos ou chamadas de choque. A entrada é gratuita, as doações são feitas para a “Kulturtreff auf dem Land e.V.” associação. são, no entanto, muito bem-vindos. As inscrições são possíveis por e-mail ou telefone.

Um problema geral

Os desafios colocados pelos truques e chamadas de choque dos netos não são apenas locais, mas também internacionais. Estima-se que os idosos na Alemanha perderam centenas de milhares de euros no ano passado devido a estes métodos fraudulentos. Grupos fraudulentos usam histórias inventadas para pressionar suas vítimas. A polícia alemã reconheceu, portanto, a necessidade de obter apoio internacional na luta contra esta forma de crime. Uma conferência organizada pelo Gabinete de Polícia Criminal do Estado de Berlim (LKA) teve lugar recentemente em Teltow (Brandemburgo), onde procuradores e polícias criminais de diferentes países se reuniram para desenvolver estratégias comuns.

Os números demonstram a extensão do problema: no ano passado, foram notificados 6.656 casos de fraude contra netos em toda a Alemanha, dos quais apenas 1.527 foram resolvidos. Houve também quase 1.100 suspeitos identificados e vários milhares de casos de falsos policiais ou funcionários. Os danos totais ascendem a vários milhões de euros, embora o número de casos não relatados seja provavelmente ainda maior. Os idosos são frequentemente vítimas, porque muitas vezes vivem sozinhos e os fraudadores são visados ​​especificamente.

Cooperação internacional

Na Alemanha, a cooperação entre os diferentes estados federais funciona agora bem. Especialmente no contexto internacional, é evidente que a pressão sobre os perpetradores, que muitas vezes operam a partir de países da Europa Oriental, está a aumentar. Graças às investigações transfronteiriças, muitos gangues foram desmantelados, razão pela qual em Berlim, por exemplo, foi registada uma diminuição de 50 por cento nos crimes em 2024 em comparação com o ano anterior.

A actual conferência fez parte de um projecto financiado pela UE que trata da luta contra o crime organizado transfronteiriço. Um total de cerca de 25 países são afectados e torna-se cada vez mais claro que os perpetradores não operam apenas a partir da Alemanha, mas também formam uma estrutura amplamente interligada de grupos familiares organizados. O dinheiro, o poder e o luxo são as principais motivações destes perpetradores, e é óbvio que este crime é frequentemente transmitido de geração em geração nas famílias afectadas.