Alívio fiscal 2025: O que isso significa para os proprietários?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Novo projeto de lei de reforma tributária 2025: Alterações nos impostos sobre a propriedade de terras agrícolas e novos projetos de construção.

Neuer Gesetzesentwurf zur Steuerreform 2025: Änderungen bei der Grundsteuer für landwirtschaftliche Flächen und neue Bauprojekte.
Novo projeto de lei de reforma tributária 2025: Alterações nos impostos sobre a propriedade de terras agrícolas e novos projetos de construção.

Alívio fiscal 2025: O que isso significa para os proprietários?

O que se passa atualmente na área da tributação imobiliária? O tema está actualmente a ser muito debatido, porque no dia 24 de Outubro de 2025, a Assembleia Nacional irá discutir o novo projecto de lei das finanças para 2025. Este prevê mudanças significativas na tributação local. Relatórios SeLoger que um elemento central deste projecto deveria incluir um aumento para metade da dedução fiscal para terras agrícolas.

Um foco particular está na tributação de “casas térmicas passivas”. O governo propõe isentá-los do imposto predial por um período de 25 anos, desde que atinjam a classe de poupança energética B. Isto poderia ser uma vantagem real para muitos proprietários.

Mudanças no sistema tributário

A nova lei também prevê que os municípios tenham a oportunidade de rejeitar uma isenção fiscal de dois anos para novos edifícios. Nicolas Ray, um representante republicano, apresentou uma alteração nesse sentido. Bofip explica que, em certos casos, propriedades completamente novas em terrenos não utilizados poderiam até estar isentas de impostos durante dez anos.

Outras reduções fiscais poderiam vir na forma de uma isenção de 30% do imposto sobre a propriedade para terras agrícolas não urbanizadas em Corfu. Este regulamento aplica-se apenas a propriedades que ainda não estejam excluídas do benefício fiscal ao abrigo de outros artigos da legislação fiscal francesa.

Exoneração para áreas críticas

Mas isto não é tudo: o projecto de lei também estipula que certas “áreas críticas” – estas incluem, por exemplo, propriedades esquecidas ou aquelas em locais de difícil acesso que não foram contabilizadas até agora, mas que ainda podem ser valiosas – podem ser geridas mais facilmente no futuro. Além de muitos aspectos positivos, existe ainda a possibilidade de transferência destas áreas para o município para beneficiar de isenção fiscal. Destaques públicos do serviço que existe também a opção de reduzir a tributação sobre áreas já cultivadas ou rejeitá-la totalmente.

Qualquer que seja o resultado da votação na Assembleia Nacional, é claro que a legislação relativa ao imposto sobre a propriedade poderá trazer mudanças emocionantes em 2025. As discussões estão a todo vapor e as próximas semanas poderão ser cruciais para muitos contribuintes afectados.