Aumento alarmante da evasão escolar na Baixa Saxônia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Número crescente de evasões escolares na Baixa Saxônia: causas, medidas e apoio aos jovens afetados em Delmenhorst.

Steigende Schulschwänzer-Zahlen in Niedersachsen: Ursachen, Maßnahmen und Unterstützung für betroffene Jugendliche in Delmenhorst.
Número crescente de evasões escolares na Baixa Saxônia: causas, medidas e apoio aos jovens afetados em Delmenhorst.

Aumento alarmante da evasão escolar na Baixa Saxônia!

A escolaridade obrigatória na Alemanha existe desde 1919 e, no entanto, a evasão escolar é uma questão muito atual. Na Baixa Saxónia, em particular, o número de evasões está a aumentar significativamente Delmenews relatado. As escolas podem agora tomar medidas drásticas caso os alunos tenham repetidamente faltas injustificadas. As faltas reiteradas resultam em multas até 1.000 euros; Os números de multas aumentaram significativamente nos últimos anos. Os casos aumentaram 14% em Hanover, 20% em Osnabrück, 22% em Oldenburg e até 31% em Göttingen.

Controlos policiais regulares já são comuns em Oldenburg, a fim de recolher jovens que não estão na escola e informá-los em conformidade. Na maioria das vezes, os jovens podem retornar às aulas sem escolta policial. Mas as razões por detrás destes números são muitas vezes preocupantes. Acontece que muitos jovens sofrem com a pressão do bullying, com problemas familiares ou com um ambiente escolar desfavorável. Além disso, o isolamento dos jovens aumentou desde a Corona, o que contribui para a evasão escolar, que não deve ser subestimada.

Causas complexas e ofertas de ajuda

As razões para a evasão escolar são complexas e estão frequentemente relacionadas com circunstâncias socialmente difíceis ou desfavorecidas em termos educacionais. Muitos jovens têm uma atitude de recusa que nada tem a ver com preguiça, mas sim com base na falta de apoio. Um exemplo é o caso de Liam, que faltou à escola durante meses por causa de bullying e recebeu multas de 900 euros pelas suas faltas. Ele teve que prestar serviço comunitário para pagar a multa, mas acabou conseguindo fazê-lo com o apoio do “Die Brücke e.V.” associação. de Delmenhorst para obter o certificado de conclusão da escola e agora pretende se formar como jardineiro paisagista, diz NDR.

“A Ponte e.V.” oferece medidas de apoio específicas para jovens afetados pelo insucesso escolar. Com cerca de 50 a 60 novos membros todos os anos, o clube pretende fortalecer a auto-estima dos jovens e ajudá-los a completar as suas qualificações escolares. Também está a ser feito aqui trabalho de integração nas comunidades sociais, a fim de superar o isolamento que muitos jovens experimentaram durante e após a pandemia corona.

Impacto na sociedade

O número crescente de abandono escolar não só está a causar problemas às escolas, mas também a colocar pressão sobre todo o sistema educativo. Alto Funk alemã Há sempre mais de 50.000 abandonos escolares na Alemanha, o que representa cerca de 6% dos jovens. Estas oportunidades educativas perdidas podem ter consequências económicas e sociais a longo prazo. Os jovens sem qualificação escolar formal enfrentam dificuldades no mercado de trabalho, o que não só os afecta, mas também a sociedade como um todo, uma vez que a falta de educação pode levar à solidão, a problemas de saúde e a uma enorme pressão sobre os orçamentos públicos.

Quando se trata de soluções, torna-se clara a necessidade de regulamentos vinculativos e de intervenção precoce. As visitas domiciliárias, o envolvimento de centros de aconselhamento e programas preventivos como “Cada dia escolar conta” poderiam ajudar a impedir que os números subissem ainda mais.