Bundeswehr em Delmenhorst: avistamentos de drones alimentam medos!
Em Delmenhorst, a Bundeswehr prepara-se para emergências; Avistamentos de drones e estreita cooperação com a cidade.

Bundeswehr em Delmenhorst: avistamentos de drones alimentam medos!
Em Delmenhorst, um número crescente de drones foi avistado na área ao redor do quartel de Delmetal. O tenente-coronel Stefan Hille, da Bundeswehr, afirma que a maioria desses objetos voadores vem de pilotos amadores. No entanto, a origem de alguns drones permanece obscura. Tendo em conta a evolução preocupante, a situação da segurança é cada vez mais conhecida pelo público. Hille percebe uma incerteza perceptível entre a população e busca um intercâmbio com representantes civis da cidade.
A Bundeswehr prepara-se intensamente para possíveis emergências, razão pela qual trabalha em estreita colaboração com a cidade de Delmenhorst. Realiza-se uma coordenação regular com a liderança da cidade para discutir questões relacionadas com a segurança. Hille conversa semestralmente com o prefeito e seus representantes para discutir os desafios atuais. Em caso de emergência, Delmenhorst seria diretamente afetado devido às tropas estacionadas.
Tensões geopolíticas
A situação de segurança é ainda agravada por relatos de possíveis ameaças da Rússia. Estes incluem violações do espaço aéreo dos países ocidentais por aeronaves e drones russos. Para contrariar esta situação, a Alemanha planeia expandir o seu compromisso de proteger a fronteira oriental da OTAN. Isto surge em resposta a incidentes recentes em que pelo menos 19 drones russos entraram no espaço aéreo polaco. O governo federal tem como BR.de relata que o “policiamento aéreo” sobre a Polónia está a ser alargado e utiliza dois Eurofighters estacionados em Rostock-Laage.
A medida será prorrogada até ao final de dezembro, uma vez que inicialmente estava prevista apenas até ao final de setembro. O número de Eurofighters em uso será duplicado para quatro, a fim de garantir uma maior vigilância do espaço aéreo. Com estas medidas, o Governo Federal pretende preservar a integridade do espaço aéreo da OTAN e responder adequadamente a potenciais ameaças.
Impacto mais amplo na região
A situação também tem impacto nos estados vizinhos do Báltico, onde a Bundeswehr já presta apoio há algum tempo. Sobre Tagesschau.de Note-se também que a Letónia e a Polónia tomaram medidas para prevenir violações do seu espaço aéreo. O espaço aéreo da Letónia foi parcialmente fechado até 18 de setembro, enquanto a Polónia restringe o tráfego aéreo ao longo da sua fronteira oriental e proíbe aeronaves civis não tripuladas para fazer face à ameaça dos drones russos.
A situação está a alimentar receios e as preocupações com a paz na região estão a aumentar. Esta situação tensa mostra quão importante é a boa cooperação entre instituições militares e civis. O Tenente Coronel Hille afirma que a missão da Bundeswehr é garantir a prontidão operacional dos soldados. Sua filosofia é: “Seja capaz de lutar para não ter que lutar”. Assim, embora a Bundeswehr se torne visível em Delmenhorst, resta saber como as tensões geopolíticas se desenvolverão ainda mais.