Novo julgamento contra Black Axe: fraudes de gangues e golpes amorosos descobertos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo julgamento em Delmenhorst diz respeito a cinco réus acusados ​​de fraude de gangues e lavagem de dinheiro em conexão com o “Machado Negro”.

Ein neuer Prozess in Delmenhorst betrifft fünf Angeklagte, die bandenmäßigen Betrug und Geldwäsche im Zusammenhang mit der "Black Axe" vorgeworfen werden.
Um novo julgamento em Delmenhorst diz respeito a cinco réus acusados ​​de fraude de gangues e lavagem de dinheiro em conexão com o “Machado Negro”.

Novo julgamento contra Black Axe: fraudes de gangues e golpes amorosos descobertos

O caso do “Machado Negro” voltou a ser manchete em Delmenhorst. Sobre15 de janeiro de 2026Um novo julgamento começou no tribunal regional de Oldenburg, dedicado a uma rede criminosa que lida com fraude de gangues e lavagem de dinheiro. O foco destas audiências são cinco réus com idades entre 43 e 49 anos, todos associados a uma variedade de atividades ilegais. Estas novas alegações não são uma surpresa total, uma vez que outros três arguidos já foram condenados no final de 2025 pelo seu envolvimento na “Confraria Machado Negro”.

As acusações contra estes cinco homens incluem um total de 66 actos, que foram cometidos principalmente como parte de “golpes amorosos”. Este é um método pérfido em que plataformas online são usadas para roubar dinheiro de vítimas inocentes, sob o pretexto de um relacionamento amoroso. Os actos resultaram na perda de vários milhares de euros por vítimas de toda a Alemanha e Europa, como relata o Weser-Kurier. Existe mesmo um caso particularmente flagrante em que foi transferida a quantia de 48 mil euros. Fraudes em faturas e outros crimes financeiros também fazem parte da acusação.

Uma complexa teia de crimes

As autoridades investigadoras identificaram uma rede internacional que está por trás destas fraudes. Por exemplo, estimou-se que o montante total dos danos causados ​​pelas maquinações do “Machado Negro” na Alemanha foi de cerca de1,8 milhões de eurosquantidades. O Serviço Federal de Inteligência (BND) e o Departamento de Polícia Criminal do Estado da Baviera (LKA) também prepararam relatórios que documentam as dimensões e estruturas desta organização criminosa, cujas raízes surgiram nas irmandades estudantis nas décadas de 1960 e 1970.

Uma anedota de um julgamento anterior é particularmente impressionante: num caso, foi condenado um homem de 46 anos de Delmenhorst que confessou ser membro da irmandade e ter estado envolvido em numerosas actividades de fraude e branqueamento de capitais. A sua pena é de cinco anos de prisão, o que ilustra a dimensão deste julgamento - é a primeira condenação na Alemanha por pertencer ao "Machado Negro", que é muitas vezes popularmente referido como a máfia nigeriana.

Dimensões internacionais

Há também uma dimensão internacional preocupante nas atividades da Black Axe. O Ministério Público já falou mesmo de uma rede internacional de perpetradores que se estende por vários países. Espelho Diário destaca que o “golpe amoroso” ultrapassa fronteiras. Num outro exemplo, uma mulher teria transferido 235 mil euros para fraudadores que usaram identidades falsas. Tais maquinações mostram quão abrangentes são as actividades destes grupos e quantas pessoas colocam em risco.

As negociações perante o tribunal regional de Oldenburg decorrem há várias semanas e deverão continuar até meados de junho. Quatro dos réus estão atualmente sob custódia. Os relatos são alarmantes. Os detetives estão trabalhando intensamente para desmantelar a rede utilizando diversas medidas legais, técnicas e organizacionais. O recurso à cooperação internacional também poderá ser crucial neste caso, como mostram os resultados da investigação actual.

Em última análise, este caso deixa claro que o combate a tais redes internacionais de fraude é de grande importância e que as autoridades alemãs estão a envidar todos os esforços para desmantelar não só os perpetradores, mas também as estruturas que têm um impacto tão devastador na sociedade.