O Fusca mais antigo do mundo está rodando novamente - uma obra-prima de restauração!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um colecionador está restaurando o Fusca mais antigo, um protótipo W30 de 1937, que agora circula em Hessisch Oldendorf.

Ein Sammler restauriert den ältesten VW Käfer, ein W30-Prototyp von 1937, der nun in Hessisch Oldendorf fährt.
Um colecionador está restaurando o Fusca mais antigo, um protótipo W30 de 1937, que agora circula em Hessisch Oldendorf.

O Fusca mais antigo do mundo está rodando novamente - uma obra-prima de restauração!

No mundo dos automóveis existem histórias que fascinam e surpreendem ao mesmo tempo. Um exemplo é o Fusca mais antigo do mundo, que atualmente está passando novamente por Hessisch Oldendorf. Este carro histórico, um protótipo da série W30, foi construído por NDR e outras mídias em detalhes e testemunham um passado automotivo notável.

O W30, cujo número de chassis é 26, foi desenvolvido por Ferdinand Porsche em 1937 em nome do regime nazista. Este protótipo fez parte de uma série de testes em que apenas 30 exemplares foram construídos. Eles serviram como veículos de teste para um teste de estrada em grande escala, que acabou formando a base para o posterior VW Beetle. Infelizmente, muitos destes veículos não sobreviveram à Segunda Guerra Mundial; a maioria foi descartada. Mas o W30 teve sorte e voltou à luz na década de 1970 em Schwäbisch Gmünd com 56.000 quilômetros percorridos, onde foi descoberto sob um Kübelwagen.

Restauração e retorno

O atual proprietário do W30, Traugott Grundmann, criou um sonho para si em 2003 com este chassi. Depois de restaurar com sucesso um Fusca de 1938, dedicou-se ao ambicioso projeto W30. A restauração durou quase oito anos e exigiu muito esforço. Grundmann convocou vários ajudantes de familiares e amigos, bem como especialistas de toda a Europa. Usando desenhos do designer-chefe da Audi e da VW, Andreas Mindt, a carroceria foi totalmente reconstruída por uma empresa especializada.

As peças foram coletadas em todo o mundo, mesmo que muitas não tenham sido feitas especificamente para este modelo. O W30 acabou sendo aprovado pela TÜV, embora os regulamentos de inspeção técnica ainda não existissem na época. O especialista da TÜV, Thomas Rusch, observou que isto representava um verdadeiro desafio, o que causou ainda mais admiração.

Um legado histórico

O Fusca mais antigo não é apenas um exemplo de automóvel, mas um pedaço da história. Ele está intimamente ligado ao desenvolvimento do VW Fusca, que foi pensado como um “carro para o povo”. O Fusca, também conhecido como Fusca, foi produzido de 1938 a 2003 e gerou mais de 21 milhões de veículos. Este número impressionante tornou-o no automóvel mais produzido até 2002, quando foi superado pelo VW Golf. O besouro se consolidou como um ícone, em grande parte graças à sua popularidade nos Estados Unidos e à sua aparição nos filmes da Disney.

O W30 em si é mantido principalmente em uma garagem em Hessisch Oldendorf e não passa por longas viagens ou tempo chuvoso todos os dias. No entanto, Grundmann participa de vários encontros de Fuscas e carros clássicos e gosta do entusiasmo que sua herança histórica automobilística gera.

Os visitantes interessados ​​podem atualmente visitar uma nova exposição permanente no “Cap San Diego” em Hamburgo, que, entre outras coisas, mostra um Fusca vintage. Uma impressionante exposição aconteceu recentemente no centro da cidade, onde estiveram em exibição 850 Fuscas, Bullis e Kübelwagens de 21 países - um verdadeiro festival para os amantes de carros clássicos!

É claro que o VW Fusca é muito mais do que apenas um carro. Representa uma história repleta de inovações e mudanças técnicas e é um símbolo da cultura automotiva não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo.