A mariposa processionária do carvalho está se espalhando: perigo de vida causado pelas lagartas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A propagação da mariposa processionária do carvalho na Baixa Saxônia e em outros estados federais representa um risco para a saúde.

Die Ausbreitung des Eichenprozessionsspinners in Niedersachsen und anderen Bundesländern stellt ein Gesundheitsrisiko dar.
A propagação da mariposa processionária do carvalho na Baixa Saxônia e em outros estados federais representa um risco para a saúde.

A mariposa processionária do carvalho está se espalhando: perigo de vida causado pelas lagartas!

Nos últimos anos, a mariposa processionária do carvalho se espalhou significativamente na Alemanha. Relatórios atuais mostram que ele também chegou à Saxônia. Estas lagartas não só migraram para além das fronteiras, mas também representam um risco para a saúde humana. De acordo com Mundo Os pêlos ardentes dessas pragas causam uma doença chamada dermatite de lagarta, que pode levar a reações alérgicas desagradáveis.

A mariposa processionária do carvalho estabeleceu-se intensamente em vários estados federais desde meados da década de 1990. Baden-Württemberg, Baviera, Renânia-Palatinado, Renânia do Norte-Vestefália, Hesse, Baixa Saxónia, Saxónia-Anhalt, Berlim, Brandemburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental são particularmente afectados. A actual situação de infestação varia de estado para estado, mas os efeitos para a saúde são actualmente mais graves do que os danos causados ​​aos próprios carvalhos, conforme também relatado pelo Espelho é relatado.

O risco para a saúde

Os pêlos urticantes da mariposa processionária do carvalho, que se formam a partir do terceiro estágio larval, contêm o veneno de urtiga taumetopoeína. Esses pelos podem se espalhar amplamente pelo vento e não apenas causar coceira e inchaço, mas também desencadear ataques de asma. A taumetopoeína aumenta os sintomas da dermatite de lagarta e também pode causar irritação nos olhos. Cada vez mais pessoas nas áreas afectadas relatam tais queixas.

Um aspecto interessante desta espécie invasora é que as alterações climáticas estão a incentivar a sua propagação. Primaveras mais precoces e temperaturas amenas promovem a brotação precoce dos carvalhos, o que favorece a mariposa processionária do carvalho. Os ninhos amarelos destas lagartas, que podem atingir o tamanho de uma bola de futebol, são visíveis em muitos carvalhos.

Medidas de combate

Para controlar a população da mariposa processionária do carvalho, estão a ser tomadas medidas em muitas regiões. No distrito de Lüneburg, por exemplo, os nemátodos são utilizados como meio natural de combate à praga. Esses minúsculos nematóides são inofensivos para os humanos e podem reduzir até 90% da população de mariposas processionárias do carvalho. Eles são pulverizados nas copas das árvores após o pôr do sol para aumentar a eficácia.

Embora os carvalhos sejam uma parte importante do nosso ecossistema, proteger as pessoas está em primeiro lugar. Portanto, muitas comunidades estão trabalhando febrilmente para conter a propagação da mariposa processionária do carvalho. Resta esperar que as medidas tomadas tenham sucesso e que em breve os cidadãos possam voltar a passar tempo ao ar livre sem preocupações.