Armin Mueller-Stahl: De volta ao mundo da arte aos 95 anos!
A Kunsthalle Emden exibe a exposição de Armin Mueller-Stahl até 12 de abril de 2026, por ocasião de seu 95º aniversário.

Armin Mueller-Stahl: De volta ao mundo da arte aos 95 anos!
Um nome indissociavelmente ligado ao mundo do cinema e da arte: Armin Mueller-Stahl. O versátil artista, nascido em Tilsit em 1930, comemora 95 anos em dezembro. Em homenagem a esta ocasião especial, a Kunsthalle Emden inaugurou a exposição “Dia e Noite na Terra”, que poderá ser vista de 15 de novembro de 2025 a 12 de abril de 2026. [NDR].
Mueller-Stahl cresceu em uma família musical onde desenhar, pintar e fazer música faziam parte da vida cotidiana. Ele começou a desenhar aos três anos de idade e mostrou seu talento desde cedo, desenhando seus colegas atores no teatro. Em seu ateliê ele processa diariamente sua biografia e acontecimentos mundiais, vê paralelos entre pintura e atuação – capturando momentos essenciais com apenas algumas pinceladas. Kunsthalle Emden
Biografia de um artista
Ao longo dos anos, Mueller-Stahl causou sensação não só na Alemanha, mas também internacionalmente. Inúmeros filmes, mais de 140, moldam sua carreira, que começou na RDA e finalmente o trouxe para Hollywood. Apesar do sucesso, ele também passou por reviravoltas trágicas. Grande parte de seu trabalho foi perdido em um incêndio em sua villa em Los Angeles. Mas o artista nunca desistiu e continua a pintar na Alemanha. Wikipédia
As obras atuais que podem ser admiradas na Kunsthalle Emden mostram, entre outras coisas, retratos de personalidades proeminentes como Susan Sontag e Harry Belafonte, que muitas vezes são apresentados com traços faciais distorcidos. Este tipo de retrato reflete sua perspectiva única do mundo – poderosa e penetrante. Os temas de suas pinturas não são apenas experiências pessoais, mas também eventos sociais políticos, como o caos sob Donald Trump.
Uma pequena olhada na exposição
A exposição é liderada pela Dra. Antje-Britt Mählmann, que está trabalhando neste projeto em conjunto com a Kunsthalle Emden, a Fundação Museu Schloss Moyland e a Fundação de Arte e Cultura Opelvillen Rüsselsheim. Um catálogo da exposição também foi publicado e contém inúmeras ilustrações coloridas e textos interessantes. Está disponível na bilheteira do museu por 28 euros.
Olhando para o futuro, Mueller-Stahl espera viver para ver o fim da guerra na Ucrânia e planeia celebrar o seu 95º aniversário num pequeno círculo com a sua esposa. Sua paixão pela arte permanece ininterrupta e suas obras continuarão no coração das pessoas. O horário de funcionamento do Kunsthalle Emden é de terça a sexta, das 10h às 17h. e sábados e domingos, das 11h às 17h; a casa está fechada às segundas-feiras.