Obras param trens: Emden e Norddeich em estado de emergência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Linha ferroviária Emden-Norddeich fechada devido a obras. Configuração de tráfego de substituição. Os viajantes afetados devem planejar.

Bahnstrecke Emden-Norddeich gesperrt wegen Bauarbeiten. Ersatzverkehr eingerichtet. Betroffene Reisende sollten planen.
Linha ferroviária Emden-Norddeich fechada devido a obras. Configuração de tráfego de substituição. Os viajantes afetados devem planejar.

Obras param trens: Emden e Norddeich em estado de emergência!

A linha ferroviária entre Emden e Norddeich está completamente fechada há duas semanas desde segunda-feira, 29 de setembro de 2025. A razão para isso são as necessárias obras de construção nos trilhos. Tanto os comboios do IC como o Expresso Regional (RE) são afetados, prevendo-se que as obras se prolonguem até 13 de outubro de 2025. É o que informa a NDR, sendo as ligações afetadas, nomeadamente as do expresso regional RE1 de Hanôver a Norddeich Mole, terminando ou partindo de Emden. Estações como Norddeich Mole, Norddeich, Norden e Marienhafe não podem ser atendidas durante este período.

Com a aproximação do início das férias de outono em alguns estados federais, a situação está se tornando particularmente infeliz para muitos viajantes. As obras ocorrem num momento em que muitas famílias estão viajando e podem atrapalhar significativamente seus planos. Além disso, os trens entre Norddeich e Bad Zwischenahn serão cancelados de 3 a 5 de outubro. Isto significa que os viajantes devem estar preparados para restrições entre as estações ferroviárias de Emden, Leer, Augustfehn, Westerstede-Ocholt e Bad Zwischenahn, como relata o NWZ online.

Desvios e tráfego alternativo

No longo fim de semana de outono, 4 e 5 de outubro, os trens IC que vão de Colônia via Münster e Emden para Norddeich Mole já terminarão em Oldenburg. Um serviço de ônibus substituto será criado para todos esses desvios e cancelamentos. No entanto, os viajantes devem esperar um atraso considerável. A viagem de ônibus de Bad Zwischenahn para Norddeich leva cerca de duas horas e 40 minutos - em comparação com o trem, que leva apenas uma hora e 26 minutos.

Os ônibus expressos, que circulam entre Bad Zwischenahn e Emden sem parar, são cerca de 20 minutos mais rápidos, mas as bicicletas não podem ser transportadas nos ônibus substitutos, o que é uma desvantagem adicional para muitos ciclistas. Os viajantes são incentivados a verificar suas conexões e conexões no aplicativo ou site DB Navigator para evitar transtornos.

Críticas ao planejamento preliminar da obra

Este extenso trabalho de via está sendo realizado como parte de um novo conceito de canteiro de obras conhecido como “Building to Time”, que visa melhorar a infraestrutura de forma sustentável. O objetivo é aumentar fundamentalmente a confiabilidade e o desempenho da rede ferroviária na Alemanha. Mas o governo do estado da Baixa Saxónia já manifestou indignação com o planeamento preliminar e o impacto nos transportes regionais. A renovação faz parte de um programa abrangente da Deutsche Bahn que também afecta outras ligações importantes na Alemanha, como a renovação geral da rota Berlim-Hamburgo, que também terá efeitos de longo alcance para muitos viajantes, como relata Bahndampf.

A rede ferroviária está actualmente a ser objecto de um grande número de medidas de modernização e reestruturação. Resta saber se esse foco da Deutsche Bahn em projetos de renovação pode garantir a mobilidade nas regiões rurais a longo prazo. Os críticos alertam que os desvios e atrasos muitas vezes necessários logo se tornarão a norma para muitos viajantes.