O FDP pressiona pela rápida implementação do projeto de qualidade de vida Fiev Dörpen
Com “Fiev Dörpen”, Emden está a planear um grande projeto para melhorar a qualidade de vida em cinco aldeias. O FDP apela a uma implementação rápida.

O FDP pressiona pela rápida implementação do projeto de qualidade de vida Fiev Dörpen
A iniciativa “Fiev Dörpen” está a fermentar em Emden, um projecto ambicioso que visa melhorar a qualidade de vida em cinco aldeias. Estas são as cidades de Petkum, Widdelswehr, Jarßum, Petkumer Münte e Hilmarsum. Os cidadãos de Emden que têm trabalhado na concepção deste grande projeto desde 2021 estão agora sob pressão. O FDP, representado pelo empenhado Hillgriet Eilers, apela à rápida implementação das primeiras medidas para que os planos não dêem em nada. De acordo com nwzonline, o envolvimento de prefeitos locais e enfermeiros comunitários está planejado para tornar mais eficientes as tarefas médicas e de enfermagem menores no local.
Os planos para “Fiev Dörpen” não são pequenos detalhes, mas antes prevêem extensas melhorias infra-estruturais. Estas incluem, entre outras coisas, moradias renovadas, novos parques infantis e entradas da cidade com um design atraente. Serão realizados pelo menos 48 projetos - os custos totais estimados ascendem a 17 milhões de euros, sendo que quase dois terços estão disponíveis como subsídio do estado da Baixa Saxónia. Mas a incerteza em torno dos pedidos de financiamento está a dar dores de cabeça a Eilers e aos seus colegas. O financiamento deve ser aprovado através de um processo de classificação, que acaba por ser demorado, como relata ml.niedersachsen.
Processo de classificação e lista de prioridades
Eilers alerta para o perigo de pequenas aldeias se perderem entre os grandes projectos de desenvolvimento urbano. Uma lista prioritária de medidas custo-eficazes poderia ajudar a alcançar resultados mais rápidos e proporcionar um resultado positivo tanto para os cidadãos como para o Conselho. Os desafios estão claramente definidos, porque nas condições actuais existe o risco de as preocupações da aldeia serem negligenciadas - circunstância que deve ser remediada com urgência para não perder o contacto com a população.
Os requisitos para o financiamento de projectos no contexto do desenvolvimento das aldeias são exigentes. Cada região de aldeia que pretenda candidatar-se a fundos deve estar ancorada no programa de desenvolvimento de aldeia do estado da Baixa Saxónia e ter um plano de desenvolvimento de aldeia reconhecido. Estes são pontos importantes que projektatlas.europa-fuer-niedersachsen destaca e que não se aplicam apenas a “Fiev Dörpen”. As candidaturas devem ser cuidadosamente preparadas para garantir os montantes de financiamento necessários – até 30.000 euros por região de aldeia – e mais além.
O caminho a seguir
Não só estão na ordem do dia medidas como a melhoria das infra-estruturas públicas, mas também a criação e manutenção de equipamentos comunitários e actividades de lazer que realçam o encanto da aldeia. O objetivo é principalmente para edifícios multifuncionais e espaços de coworking. O objectivo é contrariar a migração rural e oferecer aos moradores um ambiente atraente. Os próximos projetos e o tipo de implementação são de extrema importância, e os próximos passos devem agora ser dados rapidamente.
O lema da iniciativa “Fiev Dörpen” não poderia ser mais apropriado – com um objetivo claro em mente e a convicção de que as comunidades mais pequenas também têm direito ao apoio e ao desenvolvimento. Os resultados agora esperados poderão, em última análise, ser decisivos para a forma como será a vida em Emden e nas aldeias vizinhas nos próximos anos.