A VW está planejando um novo centro de transbordo em Veneza – Bremerhaven está tremendo!
A VW está a planear um novo ponto de transbordo em Veneza em 2025 para optimizar o transporte automóvel no sul da Europa – efeitos em Emden e Bremerhaven.

A VW está planejando um novo centro de transbordo em Veneza – Bremerhaven está tremendo!
O futuro da logística automóvel está a assumir novos contornos, à medida que a Volkswagen (VW) tem planos ambiciosos para um novo centro de transbordo em Veneza. Como notícias38 relatórios, a gigante automóvel pretende reforçar a sua presença na Europa Central e do Sul. Para isso, a VW conta com a localização de Veneza, que, com a sua localização geográfica estrategicamente favorável, oferece as melhores condições para um hub logístico.
Os principais objetivos deste novo projeto são otimizar a distribuição de veículos e fortalecer os processos logísticos. A redução das emissões de CO₂ na cadeia de abastecimento desempenha um papel central. “Ao estabelecer o terminal Vezzani em Veneza, queremos aumentar significativamente a eficiência dos nossos transportes”, disse um porta-voz da Volkswagen. O projeto é liderado pela empresa Vezzani e a implantação do primeiro navio está prevista para 2025.
Um desânimo para Bremerhaven
Mas não são apenas as ambições em Veneza que são notáveis; Os planos também lançaram sombras sobre a cidade portuária de Bremerhaven. Cerca de 1,3 milhão de veículos foram transbordados na cidade hanseática no ano passado, e o novo ponto de transbordo poderá ter um impacto negativo nos negócios do terminal de automóveis. O operador do terminal BLG teme que a nova localização em Itália possa resultar em perda de receitas. A localização de Emden, o terceiro maior porto de transbordo de automóveis da Europa, também se vê em risco devido à nova concorrência.
Cerca de 600 navios e 160.000 vagões chegam a Emden todos os anos. O porto também exporta mais de 1,3 milhão de veículos, um terço dos quais são veículos elétricos. A conversão da fábrica da VW em Emden para a eletromobilidade mostra a reviravolta na indústria. O gerente da fábrica, Enno Fehse, enfatiza que mais de 8.000 funcionários no local se beneficiam da otimização da saúde, segurança ocupacional e ergonomia.
Vantagens logísticas e investimentos em Veneza
Mas porquê Veneza? O porto destina-se a permitir um transporte mais eficiente das fábricas do sul e do leste da Europa. Como trans.info mencionado, a nova localização no porto industrial de Porto Marghera será particularmente importante para a ligação à Turquia e à Ásia. Com um terminal RoRo que oferece espaço para até 12 mil veículos e possui conexões ferroviárias diretas, os responsáveis esperam aliviar os movimentados portos de Emden e Koper.
A Autoridade Portuária de Veneza está a planear grandes investimentos em infraestruturas para tornar a logística de veículos mais flexível e sustentável. Estão também em preparação ligações ferroviárias semanais para os mercados da Europa Central e Oriental, bem como novos transportes marítimos para o Extremo Oriente. Isto poderia não só revolucionar a logística da VW, mas também reduzir significativamente as emissões de CO₂.
Apesar das muitas mudanças, a Volkswagen sublinha que a nova localização em Veneza representa um elemento complementar à rede logística existente. Os veículos para a América do Norte e do Sul continuarão a ser enviados através das rotas testadas e comprovadas no Norte da Alemanha. A empresa mostra que tem boas mãos para mudanças futuras na indústria automobilística e, ao mesmo tempo, reduz o impacto ambiental.