Colheita de grãos 2025: a cevada de inverno na Baixa Saxônia começa apesar da turbulência climática
A colheita de grãos de 2025 na Baixa Saxônia já começou, com as primeiras operações de colheita combinada de cevada de inverno e expectativas de rendimento variadas.

Colheita de grãos 2025: a cevada de inverno na Baixa Saxônia começa apesar da turbulência climática
As colheitadeiras estão rolando pelos campos novamente
Hoje é um dia emocionante para os agricultores da Baixa Saxónia. A colheita de grãos já começou e as primeiras colheitadeiras já foram implantadas. A cevada de inverno atingiu a maturidade da debulha no fim de semana, e o início geral da temporada de colheita na Baixa Saxônia é esperado a partir dos primeiros dias de julho. A colheita média de grãos na Alemanha é estimada em cerca de 40,1 milhões de toneladas, um pouco acima do resultado do ano passado de 39 milhões de toneladas, informa. Terra e Silvicultura.
Mas nem tudo corre bem. As condições meteorológicas estão actualmente a ter um impacto significativo nas expectativas de colheita. Embora os meses de Inverno tenham sido, em média, chuvosos, uma seca prolongada de Fevereiro a meados de Maio levou a um baixo teor de água na camada superficial do solo. Isso resulta em rendimentos significativamente diferentes nas regiões de cultivo. Apesar da seca, os agricultores em locais fáceis ainda conseguiam muitas vezes tirar partido das condições favoráveis de sementeira no Outono. Globalmente, a Câmara de Agricultura da Baixa Saxónia permanece cautelosamente optimista; Ações bem desenvolvidas podem produzir rendimentos normais a bons.
Previsões de colheita num contexto mais amplo
Um olhar para além das fronteiras alemãs mostra que as previsões de colheita noutros países europeus também são promissoras. Em países como o Benelux e a França, a semeadura foi concluída rapidamente e as plantas estão em bom estágio de desenvolvimento. Alto Mundo agrícola A produção de trigo na Alemanha aumentará 15,4%, para cerca de 21,36 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, a colheita de cereais para 2025 está estimada em 42 milhões de toneladas, um aumento de 7 por cento.
As condições noutros países, como Espanha e Irlanda, também são favoráveis, embora a humidade do solo em algumas regiões deixe a desejar. Seriam necessárias chuvas adicionais para atingir todo o potencial das plantas. A sementeira na maioria dos países europeus tem decorrido até agora sem grandes problemas, enquanto na Polónia e na região do Mar Báltico ainda existem desafios com a humidade do solo.
Flutuações de preços e mudanças de mercado
Outro ponto que influencia a colheita é a evolução dos mercados agrícolas. Os EUA impuseram tarifas sobre certas importações, às quais a UE respondeu com as suas próprias tarifas sobre o milho e a soja. Estas decisões políticas podem ter um impacto significativo nos mercados agrícolas de ambas as regiões. Entretanto, os preços do trigo e do milho caíram, mas estão a recuperar rapidamente, o que agrada aos agricultores na Alemanha. Contudo, a subida do euro para 1,0958 dólares poderá complicar as exportações europeias de cereais, dificultando as coisas para os agricultores.
Apesar de alguns desafios, há esperança de uma colheita positiva. As previsões já mostram que mais terras estão sendo utilizadas para o cultivo de grãos, o que indica aumento da produção. Por exemplo, espera-se que a produção de colza na Alemanha caia 5,2%, para 4,01 milhões de toneladas.
No geral, é claro que a colheita de cereais de 2025 na Alemanha e na Europa deve ser vista sob vários aspectos. A colheita está em tendência, embora a evolução climática e do mercado garanta um acompanhamento constante. As próximas semanas serão cruciais para ver como os rendimentos previstos se traduzirão nos campos. Uma coisa é certa: as coisas continuam entusiasmantes na agricultura.