Philipp Raulfs vence as eleições distritais em Gifhorn com uma maioria clara!
Em 28 de outubro de 2025, Philipp Raulfs (SPD) foi eleito o novo administrador distrital de Gifhorn com 53,6% dos votos.

Philipp Raulfs vence as eleições distritais em Gifhorn com uma maioria clara!
Ontem à noite finalmente chegou a hora: as eleições distritais em Gifhorn trouxeram um resultado claro. Alto WAZ O candidato do SPD, Philipp Raulfs, recebeu impressionantes 53,60% dos votos no primeiro turno. Raulfs foi assim confirmado como o novo líder do distrito e vencedor das eleições. A participação eleitoral foi de 48,71 por cento, resultando de um total de 141.253 eleitores elegíveis.
Foram emitidos 68.809 votos, sendo 250 inválidos. Raulfs recebeu 36.746 votos, enquanto seus concorrentes Telse Dirksmeyer-Vielhauer da CDU recebeu 17.414 votos (25,40 por cento), Stefan Marzischewski-Drewes da AfD recebeu 13.021 votos (18,99 por cento) e Marion Mäding do BSW recebeu apenas 1.378 votos (2,01 por cento). Mais cinco votos foram posteriormente admitidos, incluindo um para a AfD e dois para a CDU. Um boletim de voto de Brome, inicialmente retido por causa de um envelope suspeito, também se revelou válido.
Uma vitória inesperada
Philipp Raulfs ficou surpreso com a vitória clara no primeiro turno. Nas suas primeiras declarações afirmou que não esperava uma maioria absoluta. Ele será eleito para um mandato de oito anos, até 2033, e planeja renunciar ao seu mandato no parlamento estadual da Baixa Saxônia após expirar um período de revogação de 14 dias, que também foi aprovado pelo NDR está confirmado. Após sua saída, Andrea Kötter assumirá seu assento no parlamento estadual. O primeiro grande desafio será a consulta orçamental prevista para 2026, que está marcada para meados de dezembro e deverá ser aprovada pelo conselho distrital.
O antecessor de Raulfs, Tobias Heilmann, infelizmente faleceu em 28 de maio de 2025. Heilmann, que está no cargo desde 1º de novembro de 2021, teria permanecido no cargo até o final de outubro de 2026. A eleição foi, portanto, de particular importância para o distrito, a fim de garantir uma transição tranquila e trazer uma lufada de ar fresco para a administração.
O que vem a seguir?
Com o mandato claro e as primeiras propostas em preparação, será interessante ver como Raulfs pode implementar a sua visão para Gifhorn. No futuro, a tónica terá de ser particularmente colocada numa política orçamental sustentável, a fim de enfrentar os desafios dos próximos anos. A população está entusiasmada em ver como o novo administrador distrital irá colocar em prática os seus planos e assim dar um impulso positivo à região.
A elevada participação eleitoral nas eleições, que tiveram lugar no domingo, foi um sinal do grande interesse dos cidadãos na evolução política em Gifhorn. Mesmo que alguns boletins de voto fossem inválidos, a participação activa demonstra uma consciência democrática viva. Com este resultado claro, Philipp Raulfs assumiu uma importante responsabilidade e tem pela frente a tarefa de justificar esta confiança nos próximos anos.