O mercado semanal de Göttingen muda-se para a Igreja de São João - comerciantes em conflito!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Göttingen está transferindo seu mercado semanal para a Igreja de São João a partir de 17 de fevereiro de 2024 devido a obras de renovação na Otfried-Müller-Haus.

Göttingen verlegt seinen Wochenmarkt zur Johanniskirche ab 17. Februar 2024 wegen Sanierungsarbeiten am Otfried-Müller-Haus.
Göttingen está transferindo seu mercado semanal para a Igreja de São João a partir de 17 de fevereiro de 2024 devido a obras de renovação na Otfried-Müller-Haus.

O mercado semanal de Göttingen muda-se para a Igreja de São João - comerciantes em conflito!

Göttingen enfrenta algumas mudanças: a partir de 17 de fevereiro de 2024, o mercado semanal será transferido para Johanniskirchhof, 500 metros ao norte do local anterior na Hospitalstrasse. A razão para esta mudança são as obras de renovação do Otfried-Müller-Haus (OMH), sede do Young Theatre. O regresso à Hospitalstrasse não está previsto até ao final de 2027. Entretanto, o mercado irá mudar parcialmente para a Kurze Straße no inverno porque o espaço está ocupado durante a época do Natal, afirma. Tageblatt de Göttingen.

A mudança provocou reações diversas entre varejistas e clientes. Enquanto alguns estão felizes com o novo ambiente atmosférico da Igreja de São João - com sua igreja antiga e árvores altas - outros vêem o piso acidentado e quebrado como uma desvantagem, o que torna a vida particularmente difícil para pessoas com andadores ou andadores. Um comerciante observa que o mercado deveria estar no centro da cidade e não num quintal, para atrair mais tráfego de pedestres. Neste contexto, vários operadores de stands manifestam preocupação com as piores opções de estacionamento e logística no novo local. “Poderíamos perder clientes”, disse um concessionário preocupado, e o aumento do esforço necessário para a construção é outra questão que preocupa os concessionários.

Obras de renovação na Casa Otfried Müller

As medidas de renovação planeadas para a Casa Otfried Müller são ambiciosas. As obras de desmantelamento para renovação do amianto começaram em outubro de 2025, o que aumentou agora os custos do projeto para 24,8 milhões de euros. As estimativas originais eram de 23 milhões de euros. Esta renovação significa que as operações teatrais do Teatro Jovem serão adiadas até à primavera de 2028. Os elementos desmontados incluem tudo, desde tubos e lâmpadas a armários e louças sanitárias, enquanto os componentes patrimoniais, como portas e escadas, são protegidos. Nada disto acontece despercebido: estão em curso discussões com as autoridades de supervisão de construção e proteção de monumentos, e espera-se uma licença de construção no início de 2026 HNA relatado.

A cidade considera a renovação urgentemente necessária porque a Casa Otfried Müller está vazia há anos e as obras de renovação anteriormente planeadas foram adiadas várias vezes. Os moradores da cidade poderão esperar cerca de 300 dias de apresentações por ano quando o teatro reabrir, e a variedade de programas incluirá peças, musicais, teatro infantil e juvenil, bem como formatos interativos.

Apesar da mudança e das mudanças associadas, muitos clientes fiéis não estão impressionados e ainda planeiam visitar o mercado semanal. A atmosfera na Igreja de São João pode acabar sendo uma atração, mesmo que as coisas fiquem turbulentas por um tempo.