A Sexta-feira Santa continua livre de danças: Tribunal Constitucional Federal confirma proibições!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 9 de setembro de 2025, o Tribunal Constitucional Federal decidiu sobre a proibição de dançar nos feriados em Göttingen e suas consequências jurídicas.

Am 9. September 2025 entschied das Bundesverfassungsgericht zu Tanzverboten an Feiertagen in Göttingen und dessen rechtlichen Folgen.
Em 9 de setembro de 2025, o Tribunal Constitucional Federal decidiu sobre a proibição de dançar nos feriados em Göttingen e suas consequências jurídicas.

A Sexta-feira Santa continua livre de danças: Tribunal Constitucional Federal confirma proibições!

Na Alemanha, a dança continua proibida na Quinta-feira Santa e na Sexta-feira Santa. Foi o que decidiu o Tribunal Constitucional Federal numa decisão recente em que declarou legal a proibição de dançar na Baixa Saxónia. O Tribunal rejeitou a alegação do Tribunal Distrital de Göttingen como inadmissível porque a alegada interferência na liberdade de exercer uma profissão e na liberdade religiosa negativa dos não-cristãos não pôde ser provada. Isto é relatado por jesus.de.

De volta à noite de Quinta-feira Santa para Sexta-feira Santa de 2024, quando cerca de 90 pessoas dançaram numa discoteca em Göttingen, apesar da proibição de dançar. Após denúncia do serviço de ordem pública da cidade, a música teve finalmente de ser desligada, o que custou à operadora uma multa de 1.700 euros. A cidade citou uma proibição existente que não permite exceções.

Antecedentes e regulamentos legais

O Tribunal Constitucional Federal concluiu que as autoridades locais têm o direito de emitir excepções à proibição de dançar, mas isto não foi considerado neste caso específico. Na Alemanha existem proibições de dançar em dias tranquilos, incluindo a Sexta-Feira Santa. Não se aplicam apenas a eventos de dança, mas também afetam outros eventos públicos, como eventos desportivos. Isto também parece dividir os cidadãos: de acordo com pesquisas, há opiniões divergentes sobre a manutenção da proibição de dançar.

Na Baviera é totalmente proibido realizar apresentações musicais em bares na Sexta-Feira Santa. Em Berlim, porém, um grande torneio de dança esportiva é realizado na Sexta-Feira Santa. Os regulamentos relativos à proibição de dançar variam muito de estado para estado e são determinados por leis específicas de feriados. Por exemplo, em Hesse é proibido dançar todos os domingos, das 4h às 12h.

Situação jurídica e desafios

O Tribunal Distrital de Göttingen remeteu a questão da proibição da dança ao Tribunal Constitucional Federal para esclarecimentos porque considerou que a proibição representava uma violação da liberdade religiosa negativa (artigo 4.º GG) e da liberdade de exercer uma profissão (artigo 12.º GG). Mas o Tribunal Constitucional Federal destacou que a apresentação divergia da realidade nas petições e que os fatos comprovados não eram suficientes para comprovar a violação. Segundo o tribunal, a proibição representa apenas uma protecção especial da paz e tranquilidade nos feriados, o que não é de forma alguma desproporcional.

O debate sobre a proibição da dança não é novo e já provocou protestos públicos no passado. Sempre há vozes de várias cidades pedindo uma reforma nas leis de feriados. Iniciativas e associações como a Associação Humanista da Alemanha há muito que apelam ao abandono destas tradições.

Resta saber se esta situação irá mudar. Para os próximos feriados, porém, uma coisa permanece clara: a dança continua proibida e as leis a esse respeito estão firmemente estabelecidas em muitos estados federais. Mais informações podem ser encontradas no comunicado de imprensa do Tribunal Constitucional Federal aqui e na Wikipedia.