Estudo de Göttingen: Os produtos locais nem sempre são mais ecológicos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Universidade de Göttingen apresenta um estudo sobre o equilíbrio ecológico dos alimentos que informa os consumidores sobre a sua percepção ambiental.

Die Universität Göttingen präsentiert eine Studie zur Ökobilanz von Lebensmitteln, die Verbraucher über Umweltwahrnehmung informiert.
A Universidade de Göttingen apresenta um estudo sobre o equilíbrio ecológico dos alimentos que informa os consumidores sobre a sua percepção ambiental.

Estudo de Göttingen: Os produtos locais nem sempre são mais ecológicos!

Produtos frescos locais fazem sucesso, certo? Mas uma pesquisa recente de... Universidade de Gotinga nos faz parar. Cerca de 1.000 pessoas foram questionadas sobre como avaliavam o equilíbrio ecológico dos alimentos, especialmente pimentões, maçãs e carne bovina, da Alemanha e de outros países. Os resultados mostram que os alimentos importados de países terceiros têm um pior desempenho aos olhos de muitos consumidores, mesmo que isso nem sempre corresponda aos factos.

A comparação entre as pimentas espanholas e alemãs é particularmente interessante. É cultivada principalmente em estufas sem aquecimento, de uma forma mais ecológica do que a variedade doméstica, que muitas vezes vem de sistemas aquecidos. Os pesquisadores, professor Achim Spiller, e a estudante de doutorado Dorothea Meyer alertam contra percepções enganosas sobre a compatibilidade ambiental dos alimentos.

O apelo ao esclarecimento

A fim de permitir que os consumidores tomem decisões informadas, incentiva-se uma rotulagem de origem mais precisa e a introdução de critérios ambientais ou climáticos. O objetivo é claro: os consumidores não devem escolher involuntariamente produtos que causem mais danos do que imaginam. Como você apoia compras ecológicas, você pergunta?

Um passo adiante nesta direção poderia ser o desenvolvimento de declarações ambientais de produtos (EPD) baseadas em métodos de avaliação do ciclo de vida. Como Fraunhofer IBP relatado, estas declarações estão se tornando cada vez mais importantes. Representam uma base de informação uniforme para avaliar a sustentabilidade de um produto. As EPDs são frequentemente um pré-requisito para concursos públicos, especialmente na indústria da construção.

O ciclo de vida em foco

A própria avaliação do ciclo de vida analisa o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, para o qual também é utilizado o termo análise do ciclo de vida (ACV). O AOK descreve que essas análises não são utilizadas apenas para automóveis, mas para inúmeros produtos. A influência de tais relatórios vai muito além do comportamento de compra individual e pode influenciar decisões políticas e económicas.

Então, da próxima vez que escolhermos os nossos vegetais, talvez devêssemos pensar novamente sobre o impacto ambiental real. Uma decisão de compra informada pode agradar não apenas à nossa carteira, mas também ao meio ambiente.