Alarme de gripe aviária em Eichsfeld: obrigação de manter as aves em estábulos!
No distrito de Eichsfeld, as aves serão obrigadas a ser mantidas em estábulos a partir de 4 de novembro de 2025 devido a um surto de gripe aviária.

Alarme de gripe aviária em Eichsfeld: obrigação de manter as aves em estábulos!
Na terça-feira, 4 de novembro, entrou em vigor no distrito de Eichsfeld uma obrigação geral de manter aves em estábulos. Este decreto foi emitido pelo Serviço Veterinário devido a um recente surto de gripe aviária. Um vírus altamente patogênico conhecido como gripe aviária foi detectado em uma ave selvagem morta em 28 de outubro. O que foi particularmente alarmante foi que este vírus foi detectado em restos ósseos de um guindaste, enquanto o resto do corpo do animal foi provavelmente transportado por outros animais, como raposas, segundo relatórios. Tageblatt de Göttingen.
A gripe aviária, causada pelo vírus HPAIV (H5N1), representa uma séria ameaça para galinhas, perus e outras aves. Variantes altamente patogênicas podem muitas vezes ser fatais em animais e levar a grandes perdas na pecuária. A gripe aviária continua a se espalhar na Baixa Saxônia; Um total de 15 distritos já estão afectados por este vírus e impuseram uma exigência estável. Incluindo Emsland, Grafschaft Bentheim e Cloppenburg, para citar apenas alguns.
Medidas mais rigorosas para avicultores
Na sequência desta situação, as autoridades responsáveis pediram a todos os criadores de aves que alojassem imediatamente os seus animais em estábulos protegidos. Qualquer pessoa que não tenha registrado seus animais no consultório veterinário deve fazê-lo imediatamente. Além disso, a compra de aves adicionais é proibida até novo aviso, a menos que tenham sido examinadas por um veterinário nos últimos quatro dias.
Além disso, relatório notícias diárias e ZDF que a gripe aviária está a espalhar-se rapidamente na Alemanha e atingiu um novo nível, especialmente no Outono. Neste contexto, o Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, apelou ao aumento das medidas de proteção. Em Baden-Württemberg, 15.000 animais já tiveram de ser abatidos numa exploração avícola, enquanto na Baixa Saxónia mais de 20.000 perus foram abatidos devido a um surto.
Proteção contra propagação adicional
Actualmente não existe um risco particularmente elevado para as pessoas, mas o contacto com aves mortas é fortemente desencorajado. Não há casos conhecidos de H5N1 em humanos até o momento, mas o Instituto Friedrich Loeffler classificou o risco de novos surtos nas últimas semanas como “alto”. É aconselhável respeitar rigorosamente as medidas de higiene e evitar o contacto com aves selvagens para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
As medidas não são apenas necessárias para proteger as populações de aves de capoeira, mas também visam prevenir danos à agricultura. Mais de 200.000 animais de criação já foram mortos neste outono devido aos surtos. O Ministério Federal também apresentou um pedido à UE para aumentar o limite máximo para pagamentos compensatórios de 50 euros para até 110 euros, a fim de apoiar os agricultores afetados.
É agora ainda mais importante que os criadores de aves da região permaneçam vigilantes e tomem todas as medidas necessárias para proteger os seus rebanhos. O outono não traz apenas uma explosão de cores, mas também o perigo de doenças animais que precisam ser combatidas.