Veículo de emergência aguda bem sucedido: ajuda imediata para Goslar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O distrito de Goslar introduziu um novo veículo de emergência aguda para tornar os serviços de emergência mais eficientes e prestar melhores cuidados aos pacientes no local.

Der Landkreis Goslar hat ein neues Akut-Einsatzfahrzeug eingeführt, um Rettungsdienste effizienter zu gestalten und Patienten vor Ort besser zu versorgen.
O distrito de Goslar introduziu um novo veículo de emergência aguda para tornar os serviços de emergência mais eficientes e prestar melhores cuidados aos pacientes no local.

Veículo de emergência aguda bem sucedido: ajuda imediata para Goslar!

Desde o início de agosto, existe um novo “veículo de emergência aguda” (AEF) no distrito de Goslar que traz uma lufada de ar fresco ao serviço de resgate. Este veículo não está apenas equipado com tecnologia de ponta, mas também é operado por paramédicos de emergência especializados. As primeiras operações já apresentam resultados positivos. O Dr. Tobias Steffen, diretor médico do serviço de emergência, apresentou um relatório positivo ao Comitê de Ordem, Serviços de Resgate, Saúde e Defesa do Consumidor: Nos primeiros 30 dias, o AEF foi utilizado 81 vezes. Regional Hoje relata que a AEF visa melhorar o atendimento ao paciente diretamente no local do acidente e, assim, reduzir o número de internações necessárias.

Como funciona o AEF na prática? Pode ser usado de forma independente e como suporte. Ele mostra seus pontos fortes especialmente em situações sem risco de vida. Em combinação com uma ambulância de emergência (NKTW), a AEF pode até substituir uma ambulância convencional, poupando assim recursos valiosos no serviço de emergência. Das operações realizadas, 34 pacientes puderam receber atendimento ambulatorial diretamente no local, o que também alivia a carga dos pronto-socorros dos hospitais.

Um projeto de cooperação com visão

A implementação de veículos de emergência urgentes não pode ser observada apenas em Goslar. Uma introdução em todo o país está planejada através da medida RKiSH (Hannover Rescue Service). A aprovação para a introdução da AEF foi recentemente aprovada. Estiveram presentes, entre outros, o Secretário de Estado Dr. Oliver Grundei e o Diretor Geral Jan Osnabrügge. Alto RKiSH A AEF deve ser utilizada especificamente em emergências médicas que não representem uma ameaça vital, mas que ainda requeiram esclarecimento imediato. Cerca de 15% de todos os alertas se enquadram nesta categoria.

Um dos objectivos desta nova estratégia é a utilização mais eficiente dos recursos nos serviços de emergência, particularmente em casos de “emergência menor” onde a hospitalização é improvável. Está a ser preparado um projecto-piloto em cidades maiores, que será apoiado pela monitorização científica e pelo feedback dos serviços de emergência. Os especialistas da AEF são altamente qualificados e realizam exames e atendimentos iniciais no local, podendo também oferecer consultas telemédicas.

Prêmio por inovações

A Fundação Björn Steiger não passa despercebida pelas abordagens progressistas nos serviços de emergência. Recentemente, foi concedido o primeiro “Prêmio de Serviço de Resgate Futuro” para homenagear soluções inovadoras que melhoram a qualidade do serviço de resgate na Alemanha. O prêmio vai para instituições que demonstram o necessário senso de progresso em quatro categorias – incluindo pessoal, tecnologia, operações e pesquisa. Fundação Steiger relata que cada um destes prémios é dotado de 2.000 euros e que as excelentes ideias para cuidados de emergência na Alemanha estão cada vez mais em evidência.

No geral, mostra que a introdução do veículo de emergência urgente no distrito de Goslar e noutros locais é um passo na direcção certa. Com o aumento da experiência e do desenvolvimento na medicina de emergência, espera-se que o número médio de missões aumente, o que, em última análise, beneficia todos os cidadãos.

Seja na cidade ou no campo – um bom atendimento de emergência vale seu peso em ouro!