Os fogos de artifício no festival de tiro em Goslar foram cancelados devido ao risco de incêndio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Fogos de artifício no Festival de Tiro de Goslar em 4 de julho de 2025 foram cancelados devido ao alto risco de incêndio e à seca persistente.

Feuerwerk zum Goslarer Schützenfest am 4. Juli 2025 abgesagt wegen hoher Brandgefahr und anhaltender Trockenheit.
Fogos de artifício no Festival de Tiro de Goslar em 4 de julho de 2025 foram cancelados devido ao alto risco de incêndio e à seca persistente.

Os fogos de artifício no festival de tiro em Goslar foram cancelados devido ao risco de incêndio!

A expectativa pelo festival de tiro em Goslar foi subitamente contida na sexta-feira, 4 de julho. A queima de fogos prevista para a noite não acontecerá. De acordo com as informações do Jornal Goslar A administração da cidade tomou esta decisão na manhã de sexta-feira devido à seca contínua e ao alto risco de incêndio associado. A porta-voz Daniela Siegl explicou que a decisão foi tomada em coordenação com o chefe dos bombeiros da cidade e foi principalmente uma reação à situação climática atual e aos recentes incidentes de incêndio.

Houve vários incêndios florestais no distrito nos últimos dias, incluindo um grande incêndio florestal em Steinberg, que foi combatido com sucesso com aeronaves de combate a incêndios. O corpo de bombeiros de Goslar foi alertado aqui no final da noite de domingo, 22 de junho. Mais de 200 serviços de emergência foram mobilizados para combater as chamas, que se espalharam rapidamente devido às altas temperaturas e às fortes rajadas de vento. Os serviços de emergência tiveram que tomar várias medidas para controlar os focos de incêndio.

Desafios de combate a incêndios

O combate ao incêndio florestal apresentou grandes desafios aos serviços de emergência. Muitas áreas eram de difícil acesso devido às árvores em risco de queda, e um helicóptero também apoiava os esforços aéreos de combate a incêndios. A cidade de Goslar apelou urgentemente à população para evitar as áreas afetadas, a fim de não colocar ainda mais em perigo os serviços de emergência. No entanto, a situação no local permanece sob controle e o prefeito Urte Schwerdtner não deixou de agradecer aos envolvidos pelos seus esforços incansáveis.

O incêndio acima da Barragem de Grane é uma indicação clara do aumento do risco de incêndios florestais, que, segundo a Agência Federal do Ambiente, aumentou em certas regiões da Alemanha nos últimos anos. Este desenvolvimento deve-se principalmente a condições climáticas extremas, que muitas vezes conduzem a incêndios florestais devastadores nos meses de verão. As estatísticas mais recentes mostram que entre 2018 e 2019 o número de incêndios florestais na Alemanha aumentou acentuadamente, especialmente no nordeste da Alemanha.

Perigo de incêndio florestal em foco

Embora tenha havido uma diminuição significativa na área de incêndios florestais na Alemanha entre 1991 e 2017, a questão permanece altamente atual devido às mudanças climáticas e aos frequentes períodos de seca. Em 2018, foram registados mais de 1.700 incêndios florestais só na Alemanha, e 2019 também não foi um bom ano, com uma área afetada de mais de 2.700 hectares.

A evolução preocupante levanta questões: Que medidas podem ser tomadas para combater a ameaça crescente dos incêndios florestais? Os especialistas recomendam a melhoria contínua dos sistemas de combate a incêndios, incluindo formação específica para serviços de emergência. Medidas preventivas, como sensores digitais melhorados para deteção precoce de incêndios florestais, também constituem um passo na direção certa.

Embora a cidade tenha que abrir mão da tradicional queima de fogos de artifício hoje, resta saber como serão os próximos dias. O certo é que todos os envolvidos estão fazendo o possível para minimizar o risco de incêndio e garantir um processo seguro para o público.