Departamento de Saúde de Goslar alerta: Epidemia de sarampo exige reforço de vacinação!
Face à epidemia de sarampo nos EUA, o distrito de Goslar alerta contra as críticas à vacinação e apela à vacinação obrigatória.

Departamento de Saúde de Goslar alerta: Epidemia de sarampo exige reforço de vacinação!
Nas últimas semanas, uma epidemia de sarampo nos Estados Unidos alarmou as autoridades de saúde. Com mais de 1.000 pessoas doentes e três mortes, o perigo desta doença altamente contagiosa está mais uma vez em foco. O departamento distrital de saúde de Goslar fez, portanto, um apelo urgente a todos aqueles que criticam a vacinação contra o sarampo: repensem a sua atitude! regionalHeute.de relataram que o sarampo pode ser transmitido através de gotículas respiratórias. Mesmo antes de aparecerem os primeiros sinais da doença, as pessoas infectadas podem infectar outras pessoas. Isso mostra o quão importante é a proteção contra esta doença.
A situação atual nos EUA é alarmante. Está a tornar-se cada vez mais claro que a queda nas taxas de vacinação está a pôr em perigo a população. Um estudo do Stanford Medicine Institute descobriu que menos crianças estão sendo vacinadas, aumentando o risco de surtos graves. As previsões indicam que, se a taxa de vacinação estabilizar, os chamados números horríveis de 850.000 casos de sarampo e 2.500 mortes poderão tornar-se realidade nos próximos 20 anos. Tagesschau.de mostra que a maioria das pessoas doentes nos EUA não está vacinada, sublinhando a urgência de aumentar as taxas de vacinação.
A situação na Alemanha e na Europa
Na Alemanha a situação não é muito melhor. Os casos de sarampo aqui têm flutuado nos últimos anos, com números de 2021 relativamente baixos, com apenas oito casos, em comparação com 2.466 em 2015, de acordo com uma análise. Mas como a Sociedade Alemã de Medicina da Criança e do Adolescente ( DGK ) relata que o número de infecções por sarampo está a aumentar em todo o mundo – em 20 por cento no último ano. Até 2023, há estimativas de um total de 10,3 milhões de casos de sarampo, dos quais 110 mil serão fatais, principalmente em crianças menores de cinco anos.
A vacinação tem grande parte da responsabilidade. O nível de proteção da vacinação contra o sarampo é de 93% após a primeira e de 97% após a segunda vacinação. Na Alemanha, a vacinação contra o sarampo também é obrigatória para determinados grupos de pessoas desde 1 de março de 2020. E, no entanto, foram notificados cerca de 1.000 casos no distrito de Goslar, onde a exigência de vacinação não foi cumprida. É aconselhável estar em dia com as vacinas e verificar o seu certificado de vacinação.
A importância da vacinação MMR
A STIKO (Comissão Permanente de Vacinação) recomenda a vacinação combinada MMR (sarampo, caxumba, rubéola) em duas doses para todas as crianças, sendo que a primeira vacinação pode ser administrada no mínimo aos 11 meses de idade. Adultos nascidos depois de 1970 e cujo estado vacinal não é claro também devem ser vacinados. É muito provável que as pessoas nascidas antes de 1970 tenham contraído sarampo e não necessitem de vacinação. Pediatras e clínicos gerais em consultório particular oferecem conselhos e vacinas.
É claro que a questão do debate e do medo sobre as vacinas se tornou uma séria ameaça à saúde pública em muitos países, incluindo a Alemanha. Com o regresso do sarampo e as questões de consciência que acompanham a vacinação, continua a ser crucial tomar decisões informadas e fazer o máximo possível por si e pela sua comunidade.