Goslar recebe 5,8 milhões de euros para a frota de autocarros eléctricos do futuro!
Goslar recebe um subsídio de 5,8 milhões de euros para 12 autocarros eléctricos, financiados pelo FEDER e pela Baixa Saxónia. Mobilidade sustentável em foco.

Goslar recebe 5,8 milhões de euros para a frota de autocarros eléctricos do futuro!
A região de Goslar está a dar um passo importante no sentido de uma mobilidade amiga do ambiente. Foi lançado agora um grande projeto de aquisição de doze novos ônibus elétricos. Tanto a Stadtbus Goslar, a Allerbus Verden como a KVG Braunschweig podem esperar subsídios totais no valor de 5,8 milhões de euros, o que corresponde a um aumento financeiro de 1,6 milhões de euros para a Stadtbus Goslar. Este financiamento provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do estado da Baixa Saxónia, o que sublinha a importância da iniciativa. Como regionalheute.de relatórios, está prevista a compra de cinco autocarros eléctricos articulados e sete autocarros eléctricos individuais, e a frota em Goslar deverá ser expandida para incluir quatro autocarros eléctricos individuais adicionais até ao final de 2027.
A diretora-geral da Stadtbus Goslar, Anne Sagner, sublinha a importância deste financiamento para a promoção da mobilidade sustentável. “Isso define o rumo para o futuro dos nossos transportes públicos”, diz ela, apontando para a colaboração de longa data entre as três empresas de transporte para obter financiamento. O objetivo é tornar os processos de aplicação mais eficientes e reduzir custos de investimento.
Com os planos de Goslar, a cidade junta-se ao movimento europeu para mudar para autocarros livres de emissões. Como parte da “Diretiva de Veículos Limpos” (CVD) da UE, todos os estados membros devem implementar metas mínimas vinculativas para ônibus com baixas emissões e livres de CO2 nos transportes públicos locais até 2 de agosto. Transição de transporte Agora informa que em muitos países serão aplicadas cotas de 45% de “veículos limpos” até 2025, que serão aumentadas para 65% até 2030. Isto se refere aos ônibus que circulam sem diesel – uma direção clara que está colocando toda a indústria em movimento.
Contudo, os desafios da implementação não devem ser subestimados, especialmente quando se trata de financiamento. Embora o Ministério Federal da Digital e dos Transportes (BMDV) esteja a promover autocarros com propulsão alternativa, é inegável que os autocarros eléctricos são muitas vezes duas vezes mais caros que os autocarros a gasóleo. No entanto, também existem pontos positivos: o governo federal está preparando uma nova diretriz de financiamento que visa apoiar as empresas de transporte com os custos adicionais dos ônibus elétricos, como bmv.de relatado.
Até 2030, cada segundo autocarro urbano deverá ser eléctrico e, graças a este financiamento, o número de autocarros eléctricos poderá mais do que triplicar. Em Goslar, 44% da frota de autocarros poderá ser operada eletricamente até ao final de 2027. Atualmente, cidades como Hamburgo e Berlim já fizeram progressos importantes na transição e mostram que o futuro da mobilidade é verde.
As empresas de transporte da nossa região têm mostrado uma boa mão. Com cooperação e aplicações específicas, estão a enviar um sinal forte para um futuro amigo do ambiente nos transportes públicos locais. O desenvolvimento rumo a um sistema de transportes sustentável e livre de emissões está no ar - e o começo já foi feito!