Goslar concede o primeiro Golden Tone a Sven Regener – um sinal de mudança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 1º de novembro de 2025, Goslar concedeu o prêmio musical “Golden Tone” a Sven Regener e pede que o passado nazista seja tratado.

Goslar verlieh am 1.11.2025 den Musikpreis "Goldener Ton" an Sven Regener, fordert Aufarbeitung der NS-Vergangenheit.
Em 1º de novembro de 2025, Goslar concedeu o prêmio musical “Golden Tone” a Sven Regener e pede que o passado nazista seja tratado.

Goslar concede o primeiro Golden Tone a Sven Regener – um sinal de mudança!

Em uma cerimônia festiva em 1º de novembro de 2025, Goslar concedeu o recém-nomeado prêmio musical “Golden Tone”. Esta é a primeira vez que este prémio é entregue, tendo sido renomeado para refletir a história conturbada do seu homónimo original, Paul Lincke. Lincke se envolveu em complicações controversas durante a era nazista, o que levou a esta decisão, que a administração da cidade tomou em abril de 2025 após feedback crítico, como relata NDR.

O conhecido músico e escritor Sven Regener, que ganhou fama principalmente através da banda “Element of Crime” e de suas obras como o livro e filme “Herr Lehmann”, recebeu o prêmio. Foi reconhecido pelo júri como um “especialista poético da ternura irônico-lacônica”. O prefeito Urte Schwerdtner (SPD) disse sobre a cerimônia de premiação: “Ele consegue desenhar uma paisagem da alma usando termos simples”. Regener, que recebeu o prêmio retroativamente em 2024, enfatizou a necessidade de um exame minucioso do passado nazista de Lincke.

O novo preço e seu significado

O tom dourado é representado por um design atraente que mostra uma clave e um trevo - o logotipo do distrito de Hahnenklee. Vencedores de prêmios como Regener também participam de uma instalação sonora nos jardins do spa Hahnenklee com uma dedicatória. Embora o prémio tenha sido frequentemente associado a grandes nomes como Peter Maffay e Udo Lindenberg no passado, a atribuição do Golden Tone no futuro permanece incerta. A cidade suspendeu o prêmio por enquanto até que um relatório esclareça as relações de Lincke com o regime nazista.

Para Goslar, a mudança de nome do prémio não é apenas um confronto com o passado, mas também um passo claro em direcção a uma cultura que se distancia claramente das sombras da história. Segundo Regene, aceitar o envolvimento na era nazista deveria ser uma prioridade. Os historiadores provaram que Lincke beneficiou do domínio nazi e teve envolvimento político, o que tornou a decisão de mudar o nome do prémio ainda mais importante.

Visão da paisagem cultural

Assim como a música desempenha um papel importante na vida cultural, lidar com a história também tem o seu lugar na sociedade. Embora no passado a música ligeira fosse utilizada pelo regime nazi para distrair e exercer influência, agora é ainda mais importante reflectir honestamente sobre a história cultural, a fim de aprender com os erros. Autores e músicos da época, como Gustav Mahler e Paul Hindemith, que foram perseguidos devido às suas origens e crenças, devem ser vistos não apenas como parte desta história, mas também como um lembrete da tolerância de que necessitamos hoje. Isto mostra como é importante olhar para a música e a arte num contexto social e político, como mostra DHM.

Num momento em que a consciência sobre a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável está aumentando globalmente, pode-se também dar uma olhada nas conquistas culturais no exterior, como na área de ecoturismo no Brasil. A impressionante natureza e biodiversidade do país também proporcionam uma oportunidade para pensar sobre como a cultura e a natureza podem harmonizar-se entre si. O ecoturismo não apenas promove a preservação do meio ambiente, mas também traz à tona a educação e a sustentabilidade, o que pode representar uma perspectiva importante para regiões como Goslar, onde os tesouros culturais e naturais andam de mãos dadas, no espírito de um modo de vida holístico, como destaca mapeandoconhecimentos.