Katharina Fritsch recebe o 50º Goslar Kaiserring – arte em foco!
Katharina Fritsch receberá o 50º Goslar Kaiserring em 11 de outubro de 2025. A cerimônia de premiação acontecerá no Kaiserpfalz.

Katharina Fritsch recebe o 50º Goslar Kaiserring – arte em foco!
Em 11 de outubro de 2025, a artista Katharina Fritsch foi premiada com o prestigioso Kaiserring no venerável cenário do Palácio Imperial de Goslar. Nesta reunião especial comemorativa da Câmara Municipal, presidida pelo prefeito Urte Schwerdtner, também foi comemorado o 50º aniversário do Kaiserring. Fritsch, conhecida pelas suas impressionantes esculturas e pinturas, recebeu este prémio em reconhecimento das suas realizações artísticas internacionais.
O discurso laudatório foi proferido pelo Prof. Marion Ackermann, Presidente da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano de Berlim, que enfatizou a dimensão criativa do trabalho de Fritsch. O primeiro-ministro da Baixa Saxônia, Olaf Lies, também esteve lá e enfatizou o orgulho da Baixa Saxônia pelo Kaiserring e pelo Museu Mönchehaus, que exibe uma exposição abrangente do trabalho de Fritsch até 18 de janeiro de 2026.
Uma olhada no artista
Katharina Fritsch, nascida em Essen em 1956, ocupa um lugar permanente no cenário artístico internacional desde a década de 1980. A sua primeira exposição ocorreu como estudante na Academia de Arte de Düsseldorf e, desde então, criou inúmeras obras notáveis. As suas esculturas em particular, que muitas vezes colocam objetos do quotidiano num novo contexto, são inovadoras para a arte pública, como o júri do Kaiserring também enfatizou na sua declaração. As suas obras são um fascinante jogo de tamanho, simplicidade e qualidade pictórica que não só estimula a discussão, mas também promove o diálogo com o público.
Fritsch, que também trabalha como professor na Academia de Arte de Düsseldorf, é visto como representante de uma nova geração de escultores. Suas obras escultóricas, muitas vezes permeadas por motivos de consumo e alusões mitológicas, apresentam uma profundidade conceitual que muitas vezes parece estranha e distante ao espectador.
Impressões da cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação também foi marcada por figuras históricas. No seu discurso de boas-vindas, o Chanceler Friedrich Merz reconheceu a contribuição única de Fritsch para a arte. Anselm Kiefer, ele próprio vencedor do Kaiserring em 1990, também expressou o seu apreço pela lista de vencedores em que Fritsch está agora.
A entrega do Kaiserring foi originalmente anunciada na recepção de Ano Novo no Palácio Imperial. A decisão foi tomada em resposta a uma chamada pública à apresentação de propostas que destacou as abordagens pioneiras de Fritsch às artes visuais. Suas esculturas em grande escala e em cores monocromáticas provaram ser objetos adequados para o ressurgimento da arte pública, e sua obra-prima “Table Party” é considerada um marco por muitos amantes da arte.
Isto mostra que a entrega do prémio a Katharina Fritsch não só homenageia o seu trabalho artístico, mas também celebra um capítulo importante na história da arte contemporânea na cidade de Goslar.